Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Firme, Márcia Von Fruhauf-
dc.creatorSampaio, Juliana Leote-
dc.date.accessioned2022-09-13T13:21:07Z-
dc.date.available2022-09-13T13:21:07Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Juliana Leote. Modelos moleculares : uma ferramenta para o ensino de química orgânica no ensino médio. 52 p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7583-
dc.description.abstractThe present investigation exposes perceptions of an experience carried out with a group of students from a public school in Bagé / RS. The third year classes of evening high school presented, according to the conducting teacher, difficulty in appropriating the introductory contents of Organic Chemistry. It is a qualitative research that has as its central axis the realization of an intervention with the groups that participated in this study. The difficulty in perceiving the three-dimensionality of molecules by students is considered to be an obstacle to learning the concepts involved. The use of models is the tool used in the search to mitigate the obstacles of understanding in the study of hydrocarbons. The intervention provided students with the opportunity to work with models of organic molecules produced with simple Styrofoam balls and toothpicks. The research was carried out through observations of the group of students, intervention and application of an investigative questionnaire about the activity performed and the student's perception of the discipline of Chemistry. The analysis was performed based on the researcher's observation records and the responses to the questionnaires that were judged through the Discursive Textual Analysis. The questionnaires were evaluated by producing weightings for each of the four questions in a specific way. The meanings attributed to each of the responses were generated through considerations and categorizations (ATD). From this research, valid considerations emerged that confirm the students' visuospatial difficulties, however, before this, there are much simpler questions to be considered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectOrganic chemistrypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleModelos moleculares : uma ferramenta para o ensino de química orgânica no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee2Lindemann, Renata Hernandez-
dc.contributor.referee3Alves, Elenilson Freitas-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente investigação expõe percepções de uma vivência realizada com um grupo de alunos de uma Escola pública de Bagé/RS. As turmas de terceiro ano do Ensino Médio noturno apresentavam, segundo a professora regente, dificuldade de apropriação dos conteúdos introdutórios de Química Orgânica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como eixo central a realização de uma intervenção com as turmas que participaram deste estudo. A dificuldade de percepção da tridimensionalidade das moléculas pelos alunos é considerada como hipótese de entrave para aprendizagem dos conceitos envolvidos. A utilização de modelos é a ferramenta utilizada na busca de mitigar os obstáculos de compreensão no estudo dos hidrocarbonetos. A intervenção propiciou aos alunos a oportunidade de trabalhar com modelos de moléculas orgânicas produzidos com simples bolinhas de isopor e palitos de dentes. A pesquisa foi realizada através de observações do grupo de educandos, realização de intervenção e aplicação de questionário investigativo sobre a atividade realizada e percepção do aluno a respeito da disciplina de Química. A análise foi realizada a partir dos registros de observação da pesquisadora e das respostas dos questionários que foram analisados pelos princípios da Análise Textual Discursiva. Os questionários foram avaliados produzindo ponderações para cada uma das quatro questões de forma específica. Os significados atribuídos a cada uma das respostas foram gerados através de considerações e categorizações. Da presente pesquisa emergiram considerações que confirmam as dificuldades visuoespaciais dos alunos, porém, antes desta, existem questões bem mais simples a serem consideradas, tais como conhecimentos prévio da disciplina, o cansaço e até mesmo o desinteresse.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Juliana_Sampaio_2020.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.