???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7553
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Santor, Fernando Silva-
dc.creatorVigo, Humberto Demoly-
dc.date.accessioned2022-08-29T17:27:38Z-
dc.date.available2022-08-29-
dc.date.available2022-08-29T17:27:38Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationVIGO, Humberto Demoly. Comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de CS:GO: estudo exploratório sobre a situação na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 2022. 119 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7553-
dc.description.abstractThe objective of this work is to explore the consumption behavior of gamers peripherals by players of Counter-Strike: Global Offensive, clipping for adults in the age group of 20 to 29 years, who reside in the western border of the state of Rio Grande do Sul and watch Twitch. In the literature review, topics such as consumer behavior and the influencing factors, the consumer buying stages, the persona, the understanding of the gamer universe (the gamer, the game, and Twitch), what is retail, e-commerce (virtual stores), what are the gamer peripherals and their important attributes were addressed. The work was executed with a qualitative research through in-depth interviews with CS:GO gamers. The research was conducted in June. From the interviewees' answers, it was identified that the CS:GO player opts for gamers peripherals seeking to improve their performance and gaming experience. They prefer to purchase these peripherals at online stores. Twitch streamers influence the consumption behavior of the casual CS:GO player, while professional CS:GO players influence the consumption behavior of the hardcore player. The CS:GO player considers the mouse as the most important gamer peripheral, followed by the mousepad, keyboard, monitor and headset, in order. The player who considers himself casual opts to purchase by peripheral gamers cost-effective. The hardcore player also looks for the cost-benefit, but at least on the mouse, will look for the gamer peripheral that delivers superior cost-benefit performance. Past experiences of friends and reviews on Youtube are widely used by gamers as a source of information search.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectJogadores de videogamespt_BR
dc.subjectBens de consumopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectCounter-Strike: Global Offensive (CS:GO)pt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectVideo game playerspt_BR
dc.titleComportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de CS:GO: estudo exploratório sobre a situação na fronteira oeste do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040751002282523pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, João Antônio Gomes-
dc.contributor.referee2Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é explorar o comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de Counter-Strike: Global Offensive, recortando para adultos da faixa etária de 20 a 29 anos, que residem na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul e assistem Twitch. Na revisão de literatura, foram abordados temas como comportamento do consumidor e os fatores de influência, os estágios de compra do consumidor, a persona, a compreensão do universo gamer (o gamer, o jogo e a Twitch), o que é varejo, e-commerce (lojas virtuais), quais são os periféricos gamers e seus atributos importantes. O trabalho foi executado com uma pesquisa qualitativa através de entrevistas em profundidade com jogadores de CS:GO. As entrevistas foram realizadas durante o mês de junho. A partir das respostas dos entrevistados, foi identificado que o jogador de CS:GO opta por periféricos gamers buscando melhorar o seu desempenho e experiência nos jogos. Ele tem preferência por realizar a compra desses periféricos em lojas virtuais. Os streamers da Twitch influenciam o comportamento de consumo do jogador casual de CS:GO, enquanto os jogadores profissionais de CS:GO influenciam o comportamento de consumo do jogador hardcore. O jogador de CS:GO considera como periférico gamer mais importante o mouse, seguido do mousepad, teclado, monitor e headset, em ordem. O jogador que se considera casual opta na compra por periféricos gamers custo-benefício. O jogador hardcore também procura pelo custo-benefício, porém, pelo menos no mouse, vai procurar o periférico gamer que entregue um desempenho superior ao custo-benefício. As experiências passadas de amigos e os reviews no Youtube são muito utilizados pelos gamers como fonte de busca de informações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Humberto Demoly Vigo 2022.pdf15.33 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???