???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7542
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorMarques, Bruna da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-26T11:37:52Z-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-08-26T11:37:52Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationMARQUES, Bruna da Silva. Um estudo sobra a inserção do pensamento computacional desplugado no contexto escolar. 55 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7542-
dc.description.abstractThis study aimed to apply computational thinking principles with unplugged resources for high school students in a public school in Candiota/RS. Thus, it attempted to: i) evaluate the viability of using this methodology by identifying whether students have formal or non-formal knowledge about this concept and ii) suggest to the teacher the application of a set of classroom activities through unplugged computing techniques. Developing didactic strategies for teaching mathematics can benefit from such a methodology. It is known that there are challenges to be overcome in education, especially in Brazilian public schools, since most of them lack a proper computer lab for good pedagogical practice, limiting the learning process. Unplugged Computational Thinking, a notion that has been developing in the educational environment, can make a substantial contribution to mathematics teaching in this situation. With the help of the Unplugged Computing Approach, students might study programming fundamentals without using a computer. Since the Unplugged Computing Technique reawakened the pupils' interest in learning, the outcomes were deemed satisfactory. Additionally, one of the most crucial elements was the interaction of the students during the exercises, which increased everyone's participation and excitement in the class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento Computacional desplugadopt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectUnplugged Computational Thinkingpt_BR
dc.subjectPublic Educationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleUm estudo sobre a inserção do pensamento computacional desplugado no contexto escolar”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.contributor.referee3Bihain, Anderson Luis Jeske-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi aplicar conceitos do pensamento computacional com recursos desplugados para alunos da rede pública do ensino médio em uma escola de Candiota/RS, a fim de avaliar a viabilidade de uso dessa metodologia, identificando, se os educandos possuem conhecimentos formais e/ou não formais sobre esse conceito, bem como propor ao professor regente da turma a aplicação de um conjunto de atividades que possam ser utilizados em sala de aula, por meio do uso de técnicas de computação desplugada na construção de estratégias didáticas para o ensino da matemática. Reconhece-se que há desafios a serem superados no ensino, principalmente nas escolas públicas do Brasil, pois a maior parte não oferece um laboratório de informática apropriado para uma boa prática pedagógica, o que pode colaborar a limitar a aprendizagem dos educandos. Mesmo diante desse fator, acredita-se que o Pensamento Computacional Desplugado, conceito que vem adquirindo cada vez mais espaço no cenário educacional, pode contribuir de forma significativa para o ensino da matemática. A abordagem da computação desplugada permitiu que os alunos aprendessem conceitos de programação sem o uso de um computador. Os resultados foram considerados satisfatórios, uma vez que a técnica de computação desplugada despertou interesse dos discentes na aprendizagem e um dos aspectos mais importantes foi relativo à interação entre os alunos, as atividades contaram com a participação e empolgação de todos que estavam na aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_FINAL.pdf1.77 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???