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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Carpes, Pâmela Billig Mello-
dc.creatorLima, Karine Ramires-
dc.date.accessioned2022-08-25T17:08:15Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-08-25T17:08:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLIMA, Karine Ramires. Mecanismos dopaminérgicos envolvidos na modulação da persistência da memória induzida por diferentes estratégias comportamentais. 104 p. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7533-
dc.description.abstractSome long-term memories last for hours or days while others can last for months or years. In view of this, scientists investigate strategies that modulate the memory persistence. The activation of brain regions that stimulate the dopamine release to hippocampus is important and mediate other biochemical processes that culminate in a stronger memory trace. In this sense, pharmacological and non-pharmacological strategies that stimulate this neurotransmitter system are proposed in the literature. Two behavioral strategies capable of stimulating the dopamine release to the hippocampus and improving cognitive processes are: (1) exposure to novelty; and, (2) acute physical exercise. Until this moment, it is known that both strategies act on the D1 family dopaminergic receptors, which include the D1 and D5 receptors. However, these receptors are involved in different signaling cascades, and the exact dopaminergic mechanism by which each strategy improves memory is not clear. Therefore, this study aimed to investigate the involvement of dopaminergic receptors D1 and D5 in the modulatory effect of different stimuli (exposure to novelty and one physical exercise session) on memory persistence. This work involved two main studies, each one designed to study one of these stimuli individually. All experiments were performed using laboratory animals (adult male Wistar rats) and behavior tasks standardized for this model. The memory was evaluated by the object recognition test, with memory evaluation on 24 hours, 7, and 14 days after learning, being possible to verify its consolidation and persistence over the days. Our findings indicate that exposure to a novel environment or one physical exercise session immediately after learning promotes memory persistence through a mechanism that depends on the activation of the hippocampal D1 dopamine receptors. More specifically, we demonstrated that memory persistence promoted by both studied stimuli depends on the activation of the PKA pathway, the second messenger of D1 receptors, but not PKC, the second messenger of D2 receptors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNoveltypt_BR
dc.subjectAcute Physical Exercisept_BR
dc.subjectD1/D5 Receptorspt_BR
dc.subjectHippocampuspt_BR
dc.subjectNovidadept_BR
dc.subjectExercício físico agudopt_BR
dc.subjectReceptores D1/D5pt_BR
dc.subjectHipocampopt_BR
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.subjectBiochemistrypt_BR
dc.titleMecanismos dopaminérgicos envolvidos na modulação da persistência da memória induzida por diferentes estratégias comportamentaispt_BR
dc.title.alternativeDopaminergic mechanisms involved in the modulation of memory persistence induced by different behavioral strategiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4309792559966888pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450761543923331pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vargas, Liane da Silva de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6917041172669735pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Bioquímicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoAlgumas memórias duram horas ou dias enquanto outras podem durar meses ou anos. Sabendo disso, vários cientistas concentram-se em estudar os fatores que modulam e determinam a persistência das memórias. Sabe-se que a ativação de regiões do cérebro que estimulam a liberação de dopamina para o hipocampo são importantes e medeiam processos bioquímicos que culminam em um traço de memória mais fortalecido. Neste sentido, estratégias farmacológicas e não-farmacológicas que estimulam este sistema neurotransmissor são propostas na literatura. Duas estratégias comportamentais capazes de estimular a liberação de dopamina ao hipocampo e melhorar os processos cognitivos são: (1) a exposição à novidade e; (2) exercício físico agudo. Até então sabe-se que ambas estratégias atuam sob os receptores dopaminérgicos da família D1, que engloba os receptores D1 e D5. Entretanto, sabendo que estes receptores estão envolvidos em diferentes cascatas de sinalização, ainda não foi evidenciado o mecanismo dopaminérgico exato pelo qual cada uma das estratégias atua para melhorar a memória. Diante disso, este trabalho teve como objetivo investigar o envolvimento dos receptores dopaminérgicos D1 e D5 no efeito modulatório de diferentes estímulos (exposição à novidade e uma sessão de exercício físico) sobre a persistência da memória. Esta dissertação envolveu dois estudos principais que examinaram cada um destes estímulos individualmente. Todos os experimentos foram realizados utilizando animais de laboratório (ratos Wistar machos adultos) e tarefas de comportamento padronizadas para este modelo. A memória foi verificada pelo teste de reconhecimento de objetos, com avaliação da memória 24 horas, 7 e 14 dias após o aprendizado, sendo possível verificar sua consolidação e persistência ao longo dos dias. Nossos achados indicam que a exposição à um novo ambiente ou à uma sessão de exercício físico imediatamente após um aprendizado promove a persistência da memória por um mecanismo que depende da ativação dos receptores dopaminérgicos D1 do hipocampo. Nós demonstramos que a promoção da persistência da memória por ambos os estímulos estudados depende da ativação da via PKA, segundo mensageiro dos receptores D1, mas não de PKC, segundo mensageiro dos receptores D5.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Bioquímica

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