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dc.contributor.advisor1Nunes, Gerson Alberto Leiria-
dc.creatorCimirro, Jean Lucas da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-25T11:24:47Z-
dc.date.available2022-08-24-
dc.date.available2022-08-25T11:24:47Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationCIMIRRO, Jean Lucas da Silva. Reconhecimento de imagens: Uso do método Yolo no reconhecimento de placas de trânsito. 64p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7527-
dc.description.abstractThe traffic sign recognition has been an essential part of driver assistance systems, which are able to help drivers avoiding a large number of potential hazards and improving the driving experience. However, recognizing traffic signs is a task that is full of challenges, such as visual environment, physical damage and partial occlusions, among others. To deal with the constraints, convolutional neural networks (CNN) are accommodated to extract the visual characteristics of traffic signs and classify them into corresponding classes. This graduate work, initially intends to recognize traffic signs in Brazil, having as main framework the use of the You Only Look Once (YOLO) method, in its fifth version. Using a single convolutional network that simultaneously predicts multiple bounding boxes and class probabilities for these boxes, YOLO trains on complete images and directly optimizes detection performance. YOLOv5 brings better accessibility for real-time object detection and prediction performance based on training speed or accuracy compared to its previous version. Tests were carried out with three YOLO architectures, small, large and extra large, obtaining accuracies of 92.9%, 92.6% and 92.0%, respectively, in addition to creating a dataset of the Brazilian boards and an user’s interface.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectYOLOv5pt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectPlacas de trânsitopt_BR
dc.subjectRedes neurais convolucionaispt_BR
dc.subjectRecognitionpt_BR
dc.subjectTraffic signspt_BR
dc.subjectConvolutional neural networkspt_BR
dc.titleReconhecimento de imagens: Uso do método Yolo no reconhecimento de placas de trânsitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Gerson Alberto Leiria-
dc.contributor.referee2Ramos, Fábio Luis Livi-
dc.contributor.referee3Heinen, Milton Roberto-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO reconhecimento de sinais de trânsito é uma parte essencial dos sistemas de assistência ao motorista, capaz de auxiliar os motoristas a evitar muitos perigos potenciais e melhorar a experiência de dirigir. No entanto, o reconhecimento de sinais de trânsito é uma tarefa cheia de desafios, como ambiente visual, danos físicos e oclusões parciais, entre outros. Para lidar com as restrições, às redes neurais convolucionais (CNN) são acomodadas para extrair o visual características dos sinais de trânsito e classificá-los em classes correspondentes. Nessa pesquisa buscou-se reconhecer sinais de trânsito brasileiros, tendo como principal ferramenta o uso do método You Only Look Once (YOLO), na sua quinta versão. Ele usa de uma única rede neural convolucional que prevê simultaneamente várias caixas delimitadoras e probabilidades de classe para essas caixas, o YOLO treina em imagens completas e otimiza diretamente o desempenho de detecção. O YOLOv5 traz uma melhor acessibilidade para detecção de objetos em tempo real e o desempenho da previsão com base no tempo de resposta ou na precisão do treinamento comparado com sua versão anterior. Foram realizados testes com três arquiteturas do YOLO, small, large e extra large, obtidas precisões de 92,9%, 92,6% e 92,0%, respectivamente, além da criação de um dataset das placas brasileira e uma interface para o usuário.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Computação

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