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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Márcio Marques-
dc.creatorSilveira, Sabrina Aires de-
dc.date.accessioned2022-08-23T17:35:24Z-
dc.date.available2022-08-23-
dc.date.available2022-08-23T17:35:24Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Sabrina Aires de. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de funções inorgânicas usando princípios da gamificação. 57 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7509-
dc.description.abstractActive methodologies seek to present teaching proposals that motivate and engage students in the teaching and learning process, making them become active in this process and not mere spectators. In the period of remote education, this need became even more pressing, as there are several factors that contribute to the students' demotivation. For this reason, the following work proposes the use of gamification principles, which among the various active methodologies, is the broadest in contextualization. The general objective was to develop a didactic sequence for teaching inorganic functions, creating games on the digital platform Kahoot! in order for this to assist in the implementation of the didactic sequence (SD). The methodology was divided into two stages: game development on the Kahoot! and implementation of the didactic sequence, with an emphasis on the improvement processes used to integrate chemical concepts into gamification. The collection and analysis of the data obtained was carried out directly by the platform, from automatically generated reports. From the investigation of the data, it was proven that the teaching of chemistry should aim to encourage students both in remote classes and in face-to-face classes, with gamification being one of the ways to provide a more active participation in classroom activities, thus facilitating the teaching and learning of chemical conceptspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectChemistry teacpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de funções inorgânicas usando princípios da gamificaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Márcio Marques-
dc.contributor.referee2Bento, Douglas Mayer-
dc.contributor.referee3Cruz, Valéria de Souza-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas buscam apresentar propostas de ensino que motivem e engajem os estudantes no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que eles se tornem ativos nesse processo e não meros espectadores. No período de ensino remoto essa necessidade se tornou ainda mais premente, pois são diversos os fatores que contribuem para a desmotivação dos estudantes. Por esta razão, o seguinte trabalho propõe a utilização de princípios da gamificação, que dentre as diversas metodologias ativas, é a mais ampla na contextualização. O objetivo geral foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de funções inorgânicas, criando jogos na plataforma digital Kahoot! a fim de que esse auxilie na implementação da sequência didática (SD). A metodologia foi dividida em dois momentos: desenvolvimento do jogo na plataforma Kahoot! e implementação da sequência didática, com ênfase nos processos de aprimoramento utilizados para integrar conceitos químicos à gamificação. A coleta e análise dos dados obtidos foi realizada diretamente pela plataforma, a partir de relatórios gerados de forma automática. A partir da investigação dos dados, comprovou-se que o ensino de química deve ter o intuito de incentivar os alunos tanto em aulas remotas, quanto em aulas presenciais, sendo a gamificação uma das formas de proporcionar uma participação mais ativa das atividades em aula, facilitando assim o ensino e aprendizagem de conceitos químico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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