Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Coutinho, Cadidja-
dc.creatorRodrigues, Juliana Martins-
dc.date.accessioned2022-08-01T12:35:28Z-
dc.date.available2022-05-16-
dc.date.available2022-08-01T12:35:28Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Juliana Martins. Contribuições de uma intervenção pedagógica: alfabetização ecológica no ambiente escolar. 85p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7410-
dc.description.abstractThe link between scientific concepts and technological advances can be an alternative for Science Education to become more effective and closer to social and environmental contexts. Faced with the pandemic of the new Coronavirus that established a health crisis, the use of resources and tools linked to the digital environment became a fundamental axis so that the teaching and learning process could be maintained and adapted to the new needs of remote education. Thus, this research aimed to investigate how a pedagogical intervention, using technology, can promote ecological literacy in the school environment. This is a qualitative approach, using descriptive and numerical data to address the problem-issue of work. To this end, platforms and digital resources (websites and applications) were used to associate the daily lives of 14 students in the 8th grade of elementary school at a public school in the city of Santa Maria / RS, especially the socio-environmental aspects related to the theme Electricity. The Three Pedagogical Moments methodology was used, and the methodological path is divided into stages (Initial problematization; Organization of knowledge; and Application of knowledge). In the first stage, questions were asked to students about electric energy and its functionalities (Google form), right after calculating the energy consumption using the ENEL website / simulator. The second stage is related to the theme “Electricity and Natural Sciences”. To do it, we used video lessons, quiz (Kahoot). In addition, an experiment was carried out to build electrical circuits (the easiest battery in the world). Finally, there was a moment for students to reflect on the topic under study, as well as the construction of the Pedagogical Product: a website designed with the help of students. The results show that they presented school knowledge about the environment, sustainable ideas and recognition of individual values towards the environment in which we live. With this work we tried to associate the scientific and environmental language to the students' daily lives and to understand their perception about the language of nature and environmental knowledge, through a pedagogical intervention with the theme Electricity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização ecológicapt_BR
dc.subjectSaber ambientalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEcological literacypt_BR
dc.subjectEnvironmental knowledgept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleContribuições de uma intervenção pedagógica: alfabetização ecológica no ambiente escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Cadidja-
dc.contributor.referee2Moura, Ana Carolina de oliveira Salgueiro de-
dc.contributor.referee3Marzari, Mara Regina Bonini-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO elo entre os conceitos científicos e os avanços tecnológicos pode ser uma alternativa para que o Ensino de Ciências se torne mais efetivo e mais próximo aos contextos sociais e ambientais. Frente à pandemia do novo Coronavírus que estabeleceu uma crise sanitária, a utilização de recursos e ferramentas vinculadas ao meio digital tornou-se eixo fundamental para que o processo de ensino e de aprendizagem pudesse ser mantido e adaptado às novas necessidades do ensino remoto. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar como uma intervenção pedagógica, utilizando a tecnologia, pode promover a Alfabetização Ecológica no ambiente escolar. Trata-se de uma abordagem qualitativa, apropriando se de dados descritivos e numéricos para atender à questão-problema do trabalho. Para tanto, foram utilizadas plataformas e recursos digitais (sites e aplicativos) para associar o cotidiano dos 14 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Santa Maria/RS, em especial os aspectos socioambientais ligados à temática Eletricidade. Foi utilizada a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, e o percurso metodológico está dividido em etapas (Problematização inicial; Organização do conhecimento; e Aplicação do conhecimento). Na primeira etapa foram realizados questionamentos aos alunos sobre energia elétrica e suas funcionalidades (Google formulário), logo após cálculo do consumo de energia utilizando o site/simulador da ENEL. A segunda etapa está relacionada à temática “Eletricidade e as Ciências da Natureza”. Para realizá-la, utilizamos videoaulas, quiz (Kahoot). Além disso, foi realizado experimento para construção de circuitos elétricos (a bateria mais fácil do mundo). Por fim, houve um momento de reflexão dos alunos sobre o tema em estudo, bem como a construção do Produto Pedagógico: um site elaborado com o auxílio dos alunos. Os resultados mostram que os mesmos apresentaram um conhecimento escolar sobre meio ambiente, ideias sustentáveis e o reconhecimento sobre os valores individuais para com o ambiente em que vivemos. Com o presente trabalho buscou-se associar a linguagem científica e ambiental ao cotidiano dos estudantes e compreender a percepção deles sobre a linguagem da natureza e o saber ambiental, através de uma intervenção pedagógica com a temática Eletricidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Juliana_M_Ficha_cat.pdf2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_educacional_Juliana_M.pdf676.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.