???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7402
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Damin, Willian-
dc.creatorBonorino, Ligia Villaverde-
dc.date.accessioned2022-07-08T17:36:25Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-07-08T17:36:25Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationBONORINO, Ligia Villaverde. O uso do Scratch na concepção de licenciandos de matemática. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7402-
dc.description.abstractThe present work presents the PacMan digital game developed in Scratch computing environment, a free tool for educational use. From the built game, activities were carried out with a group of Mathematics Undergraduates from the Universidade Federal do Pampa with the aim of developing concepts about mathematical concepts and objectives through the game. This work tool for using games as an aid to the teaching and learning process of mathematics. With the development of activities during the research for the construction of the game with the contents proposed by the BNCC for the area of mathematics. From the discussion and responses to the activities, it was possible for teachers to have a tool of great potential in the teaching and learning process of mathematical content and to be a great option to insert how to meet the forms of change in traditional teaching options.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educacionais digitaispt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDigital educational gamespt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleO uso do Scratch na concepção de licenciandos de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9301737623994902pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292744024160834pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o jogo digital PacMan desenvolvido no ambiente computacional Scratch, ferramenta gratuita para uso educacional. A partir do jogo construído foram realizadas atividades com uma turma de Licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Pampa com o objetivo de desenvolver concepções sobre conceitos e conteúdos matemáticos através do jogo. Este trabalho propõe a utilização dos jogos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Com o desenvolvimento das atividades durante a pesquisa foram discutidas e relacionadas as etapas de construção do jogo com os conteúdos propostos pela BNCC para a área da matemática. A partir da discussão e das respostas das atividades foi possível concluir que a ferramenta tem grande potencial para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e é uma ótima opção para inserir as tecnologias e atender as necessidades de mudança nas formas de ensino tradicional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ligia Villaverde Bonorino - 2022.pdf1.07 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???