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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorSantos, Gabrielle Coelho dos-
dc.date.accessioned2022-07-04T16:12:00Z-
dc.date.available2022-07-01-
dc.date.available2022-07-04T16:12:00Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabrielle Coelho dos. Proposta de avaliação diagnóstica para a alfabetização: as atividades remotas e as aprendizagens de leitura e de escrita no 2º ano do ensino fundamental. 90p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7366-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónpt_BR
dc.subjectEvaluación diagnósticapt_BR
dc.subjectInstrumento de evaluaciónpt_BR
dc.subjectLiteracidadpt_BR
dc.titleProposta de avaliação diagnóstica para a alfabetização: as atividades remotas e as aprendizagens de leitura e de escrita no 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Aranda, Silvana Maria-
dc.contributor.referee3Moura, Patrícia dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção tem como foco as práticas de avaliação diagnóstica na alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, após as atividades remotas no ano 2020 em função da pandemia da Covid-19. Delimita-se como objetivo geral analisar o papel da avaliação diagnóstica para o desenvolvimento das atividades escolares dos alunos ingressantes no 2º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico-conceitual baseia-se nas reflexões sobre letramento e alfabetização, na avaliação das condições de letramento e de alfabetização e nas discussões sobre a avaliação diagnóstica nas políticas públicas. Metodologicamente fundamenta-se em uma análise qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI, 2012) para promover análises e reflexões sobre as contribuições dos resultados obtidos a partir da aplicação do instrumento de avaliação diagnóstica para a elaboração do planejamento docente. O instrumento foi aplicado com cinco crianças da rede pública municipal da cidade de Jaguarão/RS. Os resultados das intervenções foram apresentados e discutidos com os professores das redes públicas municipais de Jaguarão/RS e de Bagé/RS em três rodas de diálogos virtuais. A análise dos resultados realizou-se através da análise textual discursiva (MORAIS, 2003) e da análise estatística (MILONE, 2006). Após as intervenções e as análises dos dados obtidos, aponta-se que através das reflexões proporcionadas nos encontros, os docentes puderam intervir de diferentes formas em seus ambientes de trabalho, avaliando e reavaliando as práticas em seus planejamentos de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste proyecto de intervención se centra en las prácticas de evaluación diagnóstica en la alfabetización de niños de 2º año de primaria, luego de actividades remotas en 2020 por la pandemia Covid-19. El objetivo general es analizar el papel de la evaluación diagnóstica para el desarrollo de las actividades escolares de los alumnos que ingresan al 2º año de la escuela primaria. El marco teórico-conceptual se basa en reflexiones sobre alfabetización y literacidad, en la evaluación de las condiciones de alfabetización y literacidad y en discusiones sobre la evaluación diagnóstica en las políticas públicas. Metodológicamente, se basa en un análisis cualitativo (BOGDAN; BIKLEN, 1994) del tipo intervención pedagógica (DAMIANI, 2012) para promover análisis y reflexiones sobre los aportes de los resultados obtenidos de la aplicación del instrumento de evaluación diagnóstica para la elaboración de la planificación docente. El instrumento se aplicó a cinco niños de la escuela pública municipal de la ciudad de Jaguarão/RS. Los resultados de las intervenciones fueron presentados y discutidos con docentes de las redes públicas municipales de Jaguarão/RS y Bagé/RS en tres ruedas de diálogos virtuales. El análisis de los resultados se realizó mediante análisis textual discursivo (MORAIS, 2003) y análisis estadístico (MILONE, 2006). Luego de las intervenciones y análisis de los datos obtenidos, se señala que a través de las reflexiones brindadas en las reuniones, los docentes pudieron intervenir de diferentes formas en sus ambientes de trabajo, evaluando y reevaluando las prácticas en sus planes lectivos.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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