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dc.contributor.advisor1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.creatorPaiva, Kênya Jessyca Martins de-
dc.date.accessioned2022-06-30T19:39:09Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-06-30T19:39:09Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.citationPAIVA, Kênya Jessyca Martins de. Histórias de mulheres na fronteira Brasil- Uruguai: um estudo sobre gênero e docência na educação física. 222p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7361-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectProfessoras de Educação Físicapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectHistórias de Vidapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.subjectProfesoras de Educación Físicapt_BR
dc.subjectAutobiografíapt_BR
dc.subjectHistorias de vidapt_BR
dc.subjectFormación continuapt_BR
dc.titleHistórias de mulheres na fronteira Brasil- Uruguai: um estudo sobre gênero e docência na educação físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee2Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.contributor.referee3Bianchi, Paula-
dc.contributor.referee4Machado, Juliana Brandão-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoInserido num contexto em que são, cada vez mais, necessárias as discussões sobre as questões de gênero, dentro e fora das escolas, o presente Relatório Crítico Reflexivo apresenta a trajetória do trabalho vinculado à linha Gestão das Práticas docentes na diversidade cultural e territorial do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. A partir do problema de pesquisa – quais saberes, relacionados às questões de gênero, emergem das experiências narradas escrita e oralmente pelas professoras que atuam na Educação Física, trabalhadoras das cidades fronteiriças Jaguarão e Rio Branco? – delineou-se como objetivo geral conhecer as concepções sobre gênero na relação com a docência de um grupo de professoras de Educação Física, e como objetivos específicos: Como as experiências vividas na formação docente por essas professoras indicam os sentidos atribuídos às relações de gênero na docência da EF; Destacar possíveis deslocamentos, resistências e subversões criadas pelas mulheres fronteiriças e professoras de EF que participaram da pesquisa no que tange ao padrão social e cultural hegemônico patriarcal; e Identificar os atravessamentos comuns entre gênero e docência na EF produzidos pelas/nas narrativas das professoras participantes do estudo; faremos um percurso reflexivo geral com intuito de respondê-los. Para alcançar o propósito da investigação, fez-se uso de da Pesquisa Autobiográfica (AMADO; FERREIRA, 2014), metodologia usada para a construção de narrativas de Histórias de vida, que posteriormente serviram de corpus para as análises. O trabalho de campo se realizou através de um projeto de extensão universitária, no qual narrativas orais e autobiográficas foram desenvolvidas por quatro professoras, ao longo de atividades colaborativas propostas durante a formação continuada. Os resultados demonstram a presença de elementos patriarcais e machistas em distintas esferas da vida das professoras. Vemos na infância, na família, na formação inicial, na docência, na maternidade, a presença ativa de mecanismos para tentativa de enquadramento social delas ao seu respectivo gênero, mas também percebemos as formas ousadas de resistências e de busca por autonomia sobre suas próprias vidas. Desse modo, nos faz refletir sobre o quão positivo pode ser para a educação atividades de reflexão e autorreflexão relacionadas a gênero.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenInsertado en un contexto en el que las discusiones sobre las cuestiones de género son cada vez más necesarias, dentro y fuera de las escuelas, este Reporte Crítico Reflexivo presenta la trayectoria del trabajo vinculado a la Gestión de las Prácticas Docentes en la diversidad cultural y territorial del Programa de Posgrado en Educación de la la Universidad Federal de la Pampa. Del problema de investigación - ¿qué saberes, relacionados con las cuestiones de género, emergen de las experiencias narradas por escrito y oralmente por docentes que actúan en Educación Física, trabajadores de las ciudades fronterizas Jaguarão y Rio Branco? – se planteó como objetivo general conocer las concepciones sobre género en relación a la enseñanza de un grupo de profesoras de Educación Física, y como objetivos específicos: Cómo las experiencias vividas en la formación docente por estos profesores indican los significados atribuidos a las relaciones de género en la enseñanza de la Educación Física; Destacar posibles desplazamientos, resistencias y subversiones creadas por mujeres fronterizas y docentes que participaron de la investigación sobre el patrón social y cultural hegemónico patriarcal; e Identificar los cruces comunes entre género y docencia producidos por/en las narrativas de los docentes participantes del estudio; haremos un recorrido reflexivo general para responderlas. Para lograr el propósito de la investigación, se utilizó la Investigación Autobiográfica (AMADO; FERREIRA, 2014), metodología utilizada para la construcción de relatos de Historias de Vida, que luego sirvió como corpus para los análisis. El trabajo de campo se realizó a través de un proyecto de extensión universitaria, en el que se desarrollaron narrativas orales y autobiográficas por parte de cuatro docentes, durante actividades colaborativas propuestas durante la formación continua. Los resultados demuestran la presencia de elementos patriarcales y sexistas en diferentes esferas de la vida de los docentes. Vemos en la infancia, en la familia, en la formación inicial, en la enseñanza, en la maternidad, la presencia activa de mecanismos para intentar adaptarlas socialmente a su respectivo género, pero también percibimos las formas audaces de resistencia y la búsqueda de autonomía sobre sus propias vidas. . De esta forma, nos hace reflexionar sobre lo positivas que pueden ser para la educación las actividades de reflexión y autorreflexión relacionadas con el géneropt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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