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dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Lüdtke-
dc.creatorTeixeira, Eduardo Carvalho-
dc.date.accessioned2022-06-14T13:10:15Z-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-06-14T13:10:15Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Eduardo Klein. Projeto de um módulo climático para um simulador de gestão rural . 129p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7340-
dc.description.abstractThis paper presents the design of a climate module for a serious game format farm management simulator, built with a modular architecture that makes use of the object-oriented paradigm on the Unity game development engine. Meteorological and climatological aspects directly influence vegetation growth and animal behavior. The management of a rural property is thus directly linked to the characteristics of the region to which the property belongs, requiring a module that corresponds to regional conditions, so that a realistic simulation can be obtained. The most necessary elementary variables for managers were treated: temperature variations, amount of precipitation, air humidity and hours of sunshine per day. It is noteworthy that the years with occurrences of El Niño and La Niña were analyzed separately, due to their great influence on South American weather conditions. The primary data source for the analysis of these variables was the BDMEP - Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa, which has weather data, in digital form, from historical series of the various weather stations of INMET’s network of stations. The analyzes were made with R in order to identify probability distributions to represent the climate data cited. After analysis, a random value generator was implemented for the necessary distributions in order to generate data consistent with reality, later used in the implementation of the climate module. The implemented weather module has been integrated into the SIMCOW game, thus making the game more realistic compared to its original version.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectMeteorologiapt_BR
dc.subjectClimatologiapt_BR
dc.subjectR. Unitypt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subjectModelingpt_BR
dc.subjectMeteorologypt_BR
dc.subjectWeatherpt_BR
dc.titleProjeto de um módulo climático para um simulador de gestão ruralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Ana Paula Lüdtke-
dc.contributor.referee2Neves, Bruno Silveira-
dc.contributor.referee3Piovesan, Sandra Dutra-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o projeto de um módulo climático para um simulador de gestão de propriedades rurais no formato de jogo sério, construído com uma arquitetura modular que faz uso do paradigma de orientação a objetos sobre o motor (engine) de desenvolvimento de jogos Unity. Aspectos meteorológicos e climatológicos influenciam diretamente no crescimento da vegetação e comportamento dos animais. A gestão de uma propriedade rural está, assim, diretamente ligada às características da região à qual a propriedade pertence, sendo necessário um módulo que corresponda às condições regionais, para que uma simulação realística possa ser obtida. Foram tratadas as variáveis elementares mais necessárias aos gestores: variações de temperatura, quantidade de precipitação, umidade do ar e horas de insolação por dia. Destaca-se que os anos com ocorrências de El Niño e La Niña foram analisados separadamente, devido à grande influência dos mesmos nas condições meteorológicas da América do Sul. A fonte de dados primária para a análise dessas variáveis foi o BDMEP – Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa, que possui dados meteorológicos, em forma digital, de séries históricas das várias estações meteorológicas da rede de estações do INMET. As análises foram feitas com R afim de identificar distribuições de probabilidades para representar os dados climáticos citados. Após analise, foi implementado um gerador de valores aleatórios para as distribuições necessárias, afim de se gerar dados condizentes com a realidade, posteriormente utilizado na implementação do módulo climático. O módulo climático implementado foi integrado ao jogo SIMCOW, tornando assim, o jogo mais realista quando comparado a sua versão original.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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