???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7320
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorTeixeira, Joselena-
dc.date.accessioned2022-06-01T18:25:43Z-
dc.date.available2022-06-01T18:25:43Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Joselena. Ensino Remoto: Desafios e Possibilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem. 97 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7320-
dc.description.abstractThis work presents a study on remote teaching from the perspective of its challenges and possibilities in the teaching and learning process. This research sought to identify pedagogical practices during remote teaching, as well as to perceive possible difficulties faced, approaching actions that collaborated with continuing education. It is important to emphasize that continuing training and initial training aim to improve the teaching and learning process, enabling teachers to be more creative and innovative, able to develop activities that culminate in more diversified learning using digital technologies, besides collaborating to be apt and safe before unexpected situations that may arise in the future, such as the pandemic issue. In order to achieve the goal, a qualitative approach of exploratory nature methodology was adopted for the investigation and development of this project, aiming to reach a wider understanding of the proposed work. The research was conducted through individual and online non-directive interviews, applied with six public school teachers of the Mathematics degree program at the Federal University of Pampa – Unipampa, from Bagé Campus. The research instrument was through the production of data, in which five questions were applied, concerning remote teaching, continuing education and pedagogical practices. Thus, the research subjects emphasized in their convictions that it is necessary to reframe pedagogical practices, constantly reinventing and innovating methodologies and that the process of initial and continuing training must happen permanently, so that teachers feel safe and prepared to develop their pedagogical planning and face the unexpected adversities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectFormação Inicial e Continuadapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectInitial and Continuing Educationpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.titleEnsino Remoto: Desafios e Possibilidades no Processo de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Aseff, Dionara Teresinha Aragon-
dc.contributor.referee3Pereira, Elizangela Dias-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre o ensino remoto na perspectiva dos seus desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa buscou-se identificar práticas pedagógicas durante o ensino remoto, bem como perceber possíveis dificuldades enfrentadas, abordando ações que colaboraram com a formação continuada. Salienta-se que a capacitação continuada e a formação inicial têm por objetivo melhorar o processo de ensino e aprendizagem, propiciando que os docentes sejam mais criativos e inovadores, capazes de desenvolver atividades que culminem em aprendizagens mais diversificadas utilizando as tecnologias digitais, além de colaborar para estarem aptos e seguros diante de situações inesperadas que poderão surgir futuramente, como foi a questão de pandemia. Para atingir o objetivo foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, de cunho exploratório para a investigação e desenvolvimento deste projeto, visando conseguir um entendimento mais amplo do trabalho proposto. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas não diretivas de maneira individual e on-line, aplicada com seis professores da rede pública, de Ensino Superior do Curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, do Campus Bagé. O instrumento de investigação foi por meio de produção de dados, em que foram aplicadas cinco perguntas, relativas ao ensino remoto, formação continuada e práticas pedagógicas. Como resultados os sujeitos de pesquisa ressaltaram em suas convicções que é preciso ressignificar as práticas pedagógicas, reinventando e inovando as metodologias constantemente e que o processo de formação inicial e capacitação continuada deve acontecer permanentemente, para que os docentes se sintam seguros e preparados para desenvolver seus planejamentos pedagógicos e enfrentar as adversidades surgidas inusitadamente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso___TCC_II___Versao_Final___Joselena_Teixeira__2_.pdf1.67 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???