???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7318
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Paulo Roberto Cardoso da-
dc.creatorMessa, Éderson da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-01T18:23:32Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-06-01T18:23:32Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationMESSA, Éderson da Silva. O marketing digital na agricultura familiar: uma nova perspectiva na relação agricultor-consumidor. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7318-
dc.description.abstractFamily farming makes an important contribution to the Itaqui city, providing food of biological and organoleptic quality with different characteristics from the industrial standard, meeting the demands of certain consumer segments. The access of family farming in virtual marketing systems, seeks the need to understand e-commerce between consumer and seller, involving channels of dissemination in social media such as Facebook and Instagram, linked to the main sales channel. The general objective of this work is to analyze the implementation of an internet marketing system aimed at family farmers, focusing on their acceptance, considering the challenges and opportunities through applicability and usability strategies. The methodology adopted is characterized as a case study represented by the creation and implementation of an online marketing system known as e-commerce, using a quantitative-qualitative approach composed of formal investigation methods, such as face-to-face interviews, with the aid of a semi-structured questionnaire, which guarantees to guide the questioning and data collection. The results demonstrate the understanding and enthusiasm of family farmers for this e-commerce characterized as an online marketing system. The knowledge of these innovative mechanisms is still small among the elderly, however the younger generations of farmers have something more familiar in digital interaction, indicating the possibility of using the promising system. Possible dissemination metrics analyzed show the high visibility that this investment brings to the business, resources that considerably increase the distribution power and reach of publications, making it reach potential customers associated with family farming in Itaqui-RS. Furthermore, it is concluded that social networks have the power to expose and publicize this marketing system located on the website called “Observatório Agricultura Familiar”. In this way farmers will be able to supply their products, combine deliveries, thus retaining their customers, expanding the universe market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectComercialização onlinept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectOnline marketingpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleO marketing digital na agricultura familiar: uma nova perspectiva na relação agricultor-consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049076564605596pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA agricultura familiar exerce importante contribuição para o município de Itaqui-RS, fornecendo alimentos de qualidade biológica e organoléptica com características diferenciadas do padrão industrial, atendendo as demandas de determinados segmentos de consumidores. O acesso da agricultura familiar nos sistemas virtuais de comercialização, busca a necessidade de compreensão do e-commerce entre consumidor e vendedor, envolvendo canais de divulgação nas mídias sociais como Facebook e Instagram, atrelados ao principal canal de venda. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a implementação de um sistema de comercialização via internet direcionado para os agricultores(as) familiar(es), focando a aceitação pelos mesmos, considerando os desafios e oportunidades através das estratégias de aplicabilidade e usabilidade. A metodologia adotada caracteriza-se como um estudo de caso representado pela criação e implantação de um sistema de comercialização online conhecido como e-commerce, utilizando uma abordagem quanti-qualitativa composta de métodos de investigação formais, como entrevista face-a-face, com o auxílio de questionário semi-estruturado, o que garante orientar os questionamentos e coleta de dados. Os resultados demonstram o entendimento e o entusiasmo dos agricultores familiares por este e-commerce caracterizado como sistema de comercialização online. O conhecimento destes mecanismos inovadores ainda é pequeno entre os mais idosos, entretanto, as gerações mais novas de agricultores têm na interação digital algo mais familiar, indicando a possibilidade de utilização do sistema promissora. Possíveis métricas de divulgação analisadas evidenciam alta visibilidade que este investimento traz ao negócio, recursos que aumentam consideravelmente o poder de distribuição e alcance de publicações, fazendo com que chegue em potenciais clientes associados à agricultura familiar de Itaqui-RS. Com tudo, conclui-se que as redes sociais possuem o poder de expor e divulgar este sistema de comercialização alocado no site denominado Observatório Agricultura Familiar. Deste modo os agricultores poderão fornecer seus produtos, combinar as entregas, assim fidelizando seus clientes, expandindo o universo de mercado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Éderson da Silva Messa - 2022.pdf1.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???