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dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Lüdtke-
dc.creatorFonseca, Igor Oliveira da-
dc.date.accessioned2022-05-30T16:40:52Z-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-05-30T16:40:52Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.citationFONSECA, Igor Oliveira da. Sistema inteligente de apoio ao ensino de Dedução Natural. 83p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação,Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7294-
dc.description.abstractThis paper proposes the development of a tool to support the teaching-learning process of Mathematical Logic contents, taught in Computer courses. Formal proof systems are worked throughout these disciplines, with an emphasis on Natural Deduction. The for malization of sentences and the construction of models in the studied logics are not con sidered difficult by the students, but the introduction of formal proof content causes the level of difficulty to increase considerably. Thus, it was identified the opportunity to de velop a multiplatform tool that chooses a learning path for each student, depending on their level of knowledge, and assists in solving the proposed exercises. The tool was ap plied to the context of natural deduction in propositional logic. The methodology of the work consists of a systematic literature review, mainly addressing the concepts related to intelligent tutoring systems, followed by the proposal and development of the tool, which includes the survey of system requirements, use case definition, architecture modeling, implementation, testing and system validation. The implemented system achieved a sat isfactory result, with its essential requisites beint totally met, integrating the pedagogical concepts to create an intelligent tutoring system with the characteristics provided for this type of tool. Through testing, it is observed that the learning sequence is tailored to the student’s performance. Through the assessment performed by a professional in the area covered by the system, it was considered fit to be used as a support for teaching in the subjects in which it is proposed, meeting its main objective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de lógicapt_BR
dc.subjectDedução Naturalpt_BR
dc.subjectSistemas tutores inteligentespt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectComputer logics teachingpt_BR
dc.subjectNatural deductionpt_BR
dc.subjectIntelligent tutoring systemspt_BR
dc.subjectComputer educationpt_BR
dc.titleSistema inteligente de apoio ao ensino de Dedução Naturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Piovesan, Sandra Dutra-
dc.contributor.referee1Ferreira, Ana Paula Lüdtke-
dc.contributor.referee2Amaral, Érico Marcelo Hoff do-
dc.contributor.referee3Pinho, Leonardo Bidese de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos das disciplinas relacionadas à Lógica Matemática, ministradas em cursos da área de Computação. Sistemas de provas formais são traba lhados ao longo dessas disciplinas, com ênfase na Dedução Natural. A formalização de sentenças e a construção de modelos nas lógicas estudadas não são consideradas difíceis pelos alunos, mas a introdução do conteúdo de provas formais faz com que o nível de dificuldade aumente consideravelmente. Identificou-se, assim, a oportunidade de desenvolvimento de uma ferramenta multiplataforma que escolha um trajeto de aprendi zagem para cada aluno, dependendo do seu nível de conhecimento, e auxilie na resolução dos exercícios propostos. A ferramenta foi aplicada ao contexto de dedução natural na lógica proposicional. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura, abordando principalmente os conceitos relacionados a sistemas tutores inteligentes, seguida da proposta e desenvolvimento da ferramenta, que compreende o levantamento de requisitos do sistema, definição dos casos de uso, modelagem da arqui tetura, implementação, teste e validação do sistema. O sistema implementado alcançou resultado satisfatório, com seus requisitos essenciais totalmente atendidos, integrando os conceitos pedagógicos para criação de um sistema tutor inteligente com as caraterísticas previstas a esse tipo de ferramenta. Através de testes, observa-se que a sequência de aprendizagem é personalizada de acordo com o desempenho do estudante. Através da avaliação realizada por profissional da área abordada pelo sistema, foi considerado apto para ser utilizado como apoio ao ensino nas disciplinas em que se propõe, de modo que atende a seu objetivo principal.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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