Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lazzaris, Fabiane-
dc.creatorCorrêa, Paulo Cesar Garcia-
dc.date.accessioned2022-05-30T16:40:08Z-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-05-30T16:40:08Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationCORRÊA, Paulo Cesar Garcia. Enegrecendo os fatos: a trajetória de um aluno negro no curso de Letras - Línguas adicionais da UNIPAMPA - campus Bagé. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7293-
dc.description.abstractThis paper intends to approach, firstly, forms of racist practices that are usually invisible, but that need to be constantly formulated in higher education institutions. The core of this study starts from an autobiographical narrative in the form of an academic essay and delineates the experiences of an undergraduate student at Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais in Campus Bagé at Universidade Federal do Pampa. Along the narrative essay, it is possible to verify and materialize the discrimination and prejudice present in the relationships that permeate our social and academic contexts, demonstrating how these relational practices influence the formation of black people. It also sought to expose that the university educational formation, even if attentive to constitutional guidelines regarding public policies of inclusion, still needs more effective monitoring when proposing to contribute to overcome racism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleEnegrecendo os fatos: a trajetória de um aluno negro no curso de Letras - Línguas adicionais da UNIPAMPA - campus Bagépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Morais, Kátia Vieira-
dc.contributor.referee1Lazzaris, Fabiane-
dc.contributor.referee2Morais, Kátia Vieira-
dc.contributor.referee3Adão, Ailton da Rosa Cerqueira-
dc.contributor.referee4Silva, Thiago Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como intuito abordar, primeiramente, formas de práticas racistas que normalmente são invisibilizadas, mas que precisam ser constantemente problematizadas nas instituições. O cerne deste estudo parte de uma narrativa autobiográfica em forma de ensaio acadêmico e aborda as vivências de um aluno negro do Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais no Campus Bagé. Através deste relato é possível constatar e materializar a discriminação e o preconceito presentes nas relações que permeiam o nosso contexto social e universitário, demonstrando a forma como estas práticas relacionais influenciam na formação da população negra. Este trabalho também buscou expor que a formação educacional universitária, mesmo atenta às diretrizes constitucionais com relação às políticas públicas de inclusão através de ações afirmativas, ainda necessita de acompanhamentos mais efetivos ao propor-se contribuir para a superação do racismo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Paulo_Garcia_Correa_2021.pdf777.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.