???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7292
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lazzaris, Fabiane-
dc.creatorFeijó, Dienifer Vieira-
dc.date.accessioned2022-05-30T16:39:27Z-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-05-30T16:39:27Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.citationVIEIRA, Dienifer Feijó. Sympathy for the Devil: Representations of Satan Viewed Through the Polysystem Approach. 49 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7292-
dc.description.abstractIn the Holy Bible, the shining one, completely beautiful angel named Lucifer rebelled against God and was cast out of paradise. He became Satan, the serpent or red dragon, as it is depicted in the Christian sacred book. However, the collectively shared imagery of Satan is of a red demon carrying a pitchfork with animal attributions, as with goat horns, wings, hooves a tail, sometimes a half-goat creature. But where does such internalized imagery come from, considering those traits were never mentioned in the Holy Bible? Trying to clarify such issue through a mapping is the main objective of this research, in the light of facts and evidence and in opposition to any kind of fanaticism. Because Satan's imagery is a reaction of its historical context, for the methodology the first relevant visual arts known from the medieval era, literary works and their historical context are analyzed, providing biblical references when necessary. The pattern of relationship between art, historical context, religious beliefs and creeds, philosophy and sociology formulates a system, referring to coherence rather than randomness. Therefore, this research is based on the polysystem theory of investigation by Even-Zohar (2010) and Cattrysse (2014), also for considering Satan as an imagery, not the entity itself. In describing the objects of analysis I bring to light evidence that leads us to believe that Christianity used the images of known ancient pagan gods to finally portray the convenient model for Satan, helping to demonize the gods of the ancient religions with which the Christian religion was practically in competition with, also converting people to their cause.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatanáspt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectTeoria dos Polissistemaspt_BR
dc.subjectSatanpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectPolysystem theorypt_BR
dc.titleSympathy for the Devil: Representations of Satan Viewed Through the Polysystem Approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lazzaris, Fabiane-
dc.contributor.referee2Zanini, Cláudio-
dc.contributor.referee3Camargos, Moacir Lopes de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNa Bíblia Sagrada, o anjo brilhante e lindo chamado Lúcifer se rebelou contra Deus e foi expulso do paraíso. Ele se tornou Satanás, a serpente ou dragão vermelho, como é descrito no livro sagrado cristão. No entanto, a imagem compartilhada coletivamente de Satanás é a de um demônio vermelho carregando um tridente com atribuições de animais, como chifres de cabra, asas, cascos e cauda, às vezes meio cabra e meio homem. Mas de onde vêm essas imagens internalizadas, considerando que essas características nunca foram mencionadas na Bíblia Sagrada? Responder essa pergunta através de um mapeamento é o objetivo principal desta pesquisa, à luz de fatos e evidências e em oposição a qualquer tipo de fanatismo. Como o imaginário de Satanás é uma reação de seu contexto histórico, para a metodologia são analisadas as primeiras obras de arte relevantes conhecidas da era medieval, obras literárias e seu contexto histórico, fornecendo referências bíblicas quando necessário. O padrão de relacionamento entre arte, contexto histórico, credos religiosos, filosofia e sociologia formula um sistema, referindo-se à coerência em vez de aleatoriedade. Portanto, esta pesquisa se baseia na teoria polissistêmica de investigação de Even-Zohar (2010) e Cattrysse (2014), também por considerar Satanás como uma imagem, e não a própria entidade. Ao descrever os objetos de análise trago à luz evidências que nos levam a crer que o Cristianismo usou as imagens de antigos deuses pagãos conhecidos para finalmente retratar o modelo conveniente para Satanás, ajudando a demonizar os deuses das religiões antigas com as quais ele estava praticamente em competição, também convertendo pessoas à sua causa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Dienifer_Feijo_Vieira_2021.pdf3.16 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???