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dc.contributor.advisor1Feil, Gabriel Sausen-
dc.creatorFreitas, Karine de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-25T18:33:08Z-
dc.date.available2022-05-25T18:33:08Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.identifier.citationFREITAS, Karine de Oliveira. Experimentação e avaliação do método “noção ética”. 2022. 140 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7269-
dc.description.abstractWith this dissertation, we aimed to experiment and evaluate an analysis method not yet tested in academic practice - "Ethical Notion": Method for analysis of communication pieces - developed by the researcher and supervisor of this research, in order to help communication researchers interested in research involving ethics. With this purpose, starting from two ready-made pieces of communication, we put the method in evidence and, thus, evaluate it in practice, in order to understand how it performs in use in the analysis of journalistic and advertising pieces in their ethical aspects, this being our problem premise to be solved. We experimented with the method by analyzing a journalistic piece and an advertisement, the first involving the Covid-19 theme and the second the gender/feminism theme. The themes are distinct and are strictly related to the choice of the pieces, which takes into consideration contemporary issues, sensitive to ethical discussions, and that fit into divergent contextual situations for the applicability of the method. They are, therefore, only sifters/objects of analysis to the extent that the method itself is the subject of our research. In the end, after experimentation, we evaluated the method and came to the following considerations: the method has potential for involving a specific concept of ethics; for broadening the possibilities of discussions; for not requiring a predetermined theoretical framework; and for being reflexive rather than prescriptive. On the other hand, it presents the following limitations: it does not direct the researcher to objective answers; its last two nuances are more specific, one standing out more in advertising pieces and the other in journalistic ones; the method may be running the risk of conceptual displacement; and, finally, its experimentation and evaluation, promoted by the present dissertation, may be understood as endogenous.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleExperimentação e avaliação do método “noção ética”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130880596612317pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Parzianello, Geder Luis-
dc.contributor.referee3Foletto, Rafael-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3596870841961616pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0060737617482357pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoCom esta dissertação, objetivamos experimentar e avaliar um método de análise ainda não testado na prática acadêmica - “Noção ética”: Método para análise de peça comunicacional -, desenvolvido pelo pesquisador e orientador desta pesquisa, no intuito de auxiliar pesquisadores da comunicação com interesse em pesquisas que envolvem a ética. Com essa finalidade, a partir de duas peças comunicacionais prontas, colocamos em evidência o método e, assim, o avaliamos na prática, no sentido de entendermos como o mesmo se sai em uso na análise de peças jornalísticas e publicitárias em seus aspectos éticos, sendo essa a nossa premissa problema a ser resolvida. Experimentamos o método por meio da análise de uma peça jornalística e outra publicitária, sendo que a primeira envolve o tema Covid-19 e a segunda o tema gênero/feminismo. As temáticas são distintas e dizem respeito estritamente à escolha das peças, que leva em consideração assuntos contemporâneos, sensíveis às discussões éticas e que se encaixam em situações contextuais divergentes para a aplicabilidade do método. São, portanto, apenas crivos/objetos de análise à medida em que o próprio método é o tema de nossa pesquisa. Ao final, após a experimentação, avaliamos o método e chegamos às seguintes considerações: o método tem potencial por envolver um conceito específico de ética; por ampliar as possibilidades de discussões; por não exigir um referencial teórico pré-determinado; e por ser reflexivo e não prescritivo. Por outro lado, apresenta as seguintes limitações: não encaminha o pesquisador para respostas objetivas; suas duas últimas nuances são mais específicas, uma se destacando mais em peças publicitárias e outra em jornalísticas; o método pode estar correndo o risco do deslocamento conceitual; e, por fim, a sua experimentação e avaliação, promovidas pela presente dissertação, podem ser entendidas como endógenas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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Karine de Oliveira Freitas 2022.pdf8.08 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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