???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7260
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Junqueira, Sonia Maria da Silva | - |
dc.creator | Silva, Larissa Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T20:30:29Z | - |
dc.date.available | 2022-05-20 | - |
dc.date.available | 2022-05-23T20:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Larissa Pereira da. Mulheres na Matemática: a produção do conhecimento matemático além das fronteiras de gênero . 76 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7260 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work aims to “denaturalize, through theoretical criticism, the so-called gender inequalities that hinder women to believe in their potential as educators, researchers and producers of mathematical knowledge”. Therefore, a state of reflection is used, in which it is discussed how this space of women has been developed and sustained throughout history, and how society and culture influence the identity of women in this field. This research is theoretically based on the studies of Stuart Hall and Zygmunt Bauman on the construction of identities, in addition to discussing social and cultural predeterminations that result in consequences of inferiorization for an entire class of individuals, especially in this study, for women. As a research methodology, the option is for a qualitative approach, through documentary research with content analysis. The results of this research indicate that a journey towards change is underway, but also highlights that women are still undervalued in relation to their academic productions within their professionalism as teachers and researchers in the training of mathematics teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Invisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Silenciamento | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Woman | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Invisibility | pt_BR |
dc.subject | Silence | pt_BR |
dc.subject | It's knowledge production | pt_BR |
dc.subject | Society | pt_BR |
dc.title | Mulheres na Matemática: a produção do conhecimento matemático além das fronteiras de gênero | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Sonia Maria da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Voss, Dulce Mari da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Vaz, Francieli Aparecida | - |
dc.contributor.referee4 | Duarte, Vera Ferreira | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo “desnaturalizar, por meio da crítica teórica, as chamadas desigualdades de gênero que dificultam as mulheres de acreditarem nas suas potencialidades como educadoras, pesquisadoras e produtoras de conhecimento matemático”. Recorre-se, portanto, para um estado de reflexão, no qual se discute como esse espaço da mulher tem sido desenvolvido e sustentado ao longo da história, e como a sociedade e a cultura influenciam na identidade da mulher nesse campo. Esta pesquisa tem como base teórica os estudos de Stuart Hall e Zygmunt Bauman sobre a construção de identidades, além de discorrer a respeito de predeterminações sociais e culturais que acarretam em consequências de inferiorização para toda uma classe de indivíduos, em especial neste estudo, para a mulher. Como metodologia da pesquisa, a opção é pela abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa documental com análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam que está em curso uma caminhada para a mudança, mas também destaca que a mulher ainda é desvalorizada em relação às suas produções acadêmicas no âmbito da sua profissionalidade como docente e pesquisadora na formação de professores de matemática. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Matemática |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC_2___Larissa_Pereira_da_Silva___com_assinatura_no_SEI.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???