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dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.creatorPinheiro, Klismann Winter-
dc.date.accessioned2022-05-23T20:30:00Z-
dc.date.available2022-05-20-
dc.date.available2022-05-23T20:30:00Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Klismann Winter. AO pensamento computacional como alternativa em atividades de aprendizagem por meio da resolução de problemas . 58 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7259-
dc.description.abstractThe present work presents alternatives for the insertion of Computational Thinking in Basic Education through the Problem Solving learning methodology. Currently, the teaching of mathematics is characterized by the frequent use of the traditional teaching model. This teaching methodology has great relevance in the educational context and it is one of the methodologies that are responsible for the advancement of mathematics teaching. However, it is important that alternatives are also pused in which students are encouraged to develop their creativity and begin to build concepts and act actively in their learning process instead of being characterized as a passive subject who receives information and starts repeating them. From this perspective, the use of Computational Thinking in learning through Problem Solving stands out, proposing problem situations in which the resolution methods are unknown and the students are guided by the teacher to develop their own resolution methods from relationships with other situations in which solutions are known, in addition to relying on the pillars of Computational Thinking. In this way, the student, when using concepts from computer science, becomes an active agent of their learning process. However, for these alternatives to be applied satisfactorily, it is necessary for teachers to have knowledge about the subject. From this, the present work achieved the expected objectives by presenting alternatives for the insertion of Computational Thinking through learning with the Problem Solving technique in basic education and its forms of plugged and unplugged application to the research subjects, who are undergraduates of Mathematics Course – Licentiate. From this, the present work achieved the expected objectives by presenting alternatives for the insertion of Computational Thinking through learning with the Problem Solving technique in basic education and its forms of plugged and unplugged application to the research subjects, who are undergraduates of Mathematics Course – Licentiate. In addition, there was a need to expand discussions and researches on Computational Thinking during the process of training mathematics teachers due to the insufficiently developed or mistaken understanding by a significant part of the research subjects about a topic that contributes to the full training of students and which has its development proposed by the BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectComputação plugada e desplugadapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectPlugged and unplugged computingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleO pensamento computacional como alternativa em atividades de aprendizagem por meio da resolução de problemaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee2Junqueira, Sônia Maria da Silva-
dc.contributor.referee3Ferreira, Vera Lucia Duarte-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta alternativas de inserção do Pensamento Computacional na educação básica por meio da metodologia de aprendizagem de Resolução de Problemas. Atualmente, o ensino da matemática é caracterizado pela frequente utilização do modelo tradicional de ensino. Essa metodologia de ensino possui grande relevância no contexto educacional e é uma das responsáveis pelo avanço do ensino da matemática. Contudo, é importante que sejam utilizadas, também, alternativas em que os alunos são estimulados a desenvolver sua criatividade e passem a construir conceitos e a agir de maneira ativa em seu processo de aprendizagem ao invés de caracterizar-se como um sujeito passivo que recebe informações e passa a reproduzi-las. Nessa perspectiva, destaca-se a utilização do Pensamento Computacional na aprendizagem por meio da Resolução de Problemas, em que são propostas situações problema em que os métodos de resolução são desconhecidos e os alunos são orientados pelo docente desenvolver seus próprios métodos de resolução a partir de relações com outras situações em que são conhecidas as soluções, além de contar com os pilares do Pensamento Computacional. Dessa maneira, o aluno, ao utilizar conceitos das ciências da computação, passa a ser um agente ativo de seu processo de aprendizagem. Contudo, para que essas alternativas sejam aplicadas de maneira satisfatória, é necessário com que os professores tenham conhecimentos acerca da temática. A partir disso, o presente trabalho alcançou os objetivos esperados ao apresentar alternativas de inserção do Pensamento Computacional por meio da aprendizagem com a técnica de Resolução de Problemas na educação básica e suas formas de aplicação plugada e desplugada aos sujeitos da pesquisa, os quais são graduandos de Curso de Matemática – Licenciatura. Além disso, verificou-se a necessidade de ampliar as discussões e pesquisas sobre o Pensamento Computacional durante o processo de formação de professores de matemática por conta da compreensão não suficientemente desenvolvida ou equivocada por parte significativa dos sujeitos da pesquisa acerca de um tema que contribui para a plena formação dos alunos e que possui seu desenvolvimento proposto pela BNCC.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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