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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O portunhol em uma escola de Santana do Livramento / RS
metadata.dc.title.alternative: The portunhol in a school in Santana do Livramento / RS
Autor(es): Zago, Graciela Diamantina
Primeiro Orientador: Farias- Marques, Maria do Socorro de Almeida
1° Membro da banca: López, Eduardo Ramón Palermo
2° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida Moser
Resumo: O presente estudo tem como tema ―O Portunhol em Uma Escola de Santana do Livramento/RS‖. A cidade de Santana do Livramento/RS está localizada na região sudoeste do Rio Grande do Sul/Brasil, é denominada de cidade gêmea da cidade de Rivera/Uruguai. O portunhol no espaço escolar vem sendo investigado, com frequência, por professores pesquisadores nas cidades do Uruguai. Nesse contexto, surgiu o interesse de realizar esta pesquisa em Santana do Livramento RS. Pretende-se como objetivo geral verificar se na escola escolhida para a pesquisa há estudantes que falam em portunhol, especificamente na aula de língua portuguesa. Como objetivos específicos foram delimitados: traçar o perfil linguístico dos sujeitos da pesquisa e investigar se o portunhol é reconhecido como identidade fronteiriça. Para tanto, o apoio teórico foi fundamentado em autores da área da Linguística Aplicada como Marques & Alvarez (2015), Nossar (2018), Sturza (2019) e Palermo-Ilha (2020). A metodologia utilizada para a realização deste trabalho é de caráter qualitativo. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado entregue a dois sujeitos que foram escolhidos para a pesquisa. Como método de pesquisa utilizou-se da revisão bibliográfica através da leitura e reflexão crítica. A partir da análise das respostas dos questionários, pôde-se verificar que há estudantes que falam em portunhol em sala de aula de língua portuguesa, na escola de Santana do Livramento. Conseguiu-se traçar o perfil linguístico dos sujeitos da pesquisa constatando-se que elas são de nacionalidade brasileira e que seus pais também. Quanto ao reconhecimento do portunhol como identidade fronteiriça houve um empate entre os sujeitos da pesquisa. Para tanto, se faz necessário realizar mais pesquisas a respeito, com maior número de sujeitos pesquisados. Com este trabalho, pretende-se aportar para que o portunhol seja reconhecido como um fenômeno histórico e natural das línguas em contato. Ademais, contribuir e incentivar a futuros estudos, em outras escolas de Santana do Livramento (Brasil), com a intenção de aprofundar o tema.
Abstract: The present study has as its theme “Portunhol in a School in Santana do Livramento/RS”. The city of Santana do Livramento/RS is located in the southwest region of Rio Grande do Sul/Brazil, it is called the twin city of the city of Rivera/Uruguay. Portunhol in schools has been frequently investigated by research professors in Uruguayan cities. In this context, the interest arose to carry out this research in Santana do Livramento RS. The general objective is to verify if in the school chosen for the research there are students who speak Portuguese, specifically in the Portuguese language class. The following specific objectives were defined: to trace the linguistic profile of the research subjects and to investigate whether portunhol is recognized as a border identity. To this end, theoretical support was based on authors in the field of Applied Linguistics such as Marques & Alvarez (2015), Nossar (2018), Sturza (2019) and Palermo-Ilha (2020). The methodology used to carry out this work is of a qualitative nature. The research instrument was a semi-structured questionnaire delivered to two subjects who were chosen for the research. As a research method, bibliographic review was used through reading and critical reflection. From the analysis of the answers to the questionnaires, it was possible to verify that there are students who speak Portuguese in a Portuguese language classroom at the Santana do Livramento school. It was possible to trace the linguistic profile of the research subjects, noting that they are of Brazilian nationality and that their parents are too. As for the recognition of portunhol as a border identity, there was a tie between the research subjects. Therefore, it is necessary to carry out more research on the subject, with a greater number of research subjects. With this work, we intend to contribute so that Portunhol is recognized as a historical and natural phenomenon of languages ​​in contact. In addition, to contribute and encourage future studies, in other schools in Santana do Livramento (Brazil), with the intention of deepening the theme.
metadata.dc.subject: Portunhol
Espaço escolar
Fronteira
School space
Border
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: ZAGO, Graciela Diamantina. O portunhol em uma escola de Santana do Livramento / RS. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7160
metadata.dc.date.issued: 18-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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