???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7156
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moser, Denise Aparecida Moser-
dc.creatorRosa, Graciella Saldanha da-
dc.date.accessioned2022-05-02T19:43:30Z-
dc.date.available2022-05-02T19:43:30Z-
dc.date.issued2022-03-19-
dc.identifier.citationROSA, Graciella Saldanha da. Ensino de língua portuguesa: uma análise na ótica da gramática contextualizada. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7156-
dc.description.abstractEste Documento de Conclusión del Curso tiene como objetivo presentar y desarrollar un análisis de un plan de lección de lengua portuguesa para la Escuela Primaria II (8º grado), desde la perspectiva de la gramática contextualizada. Para eso, se presenta y se analiza el plan de clase en cuestión, por el eje de Análisis Lingüístico/Semiótico, elaborado por esta investigadora, como practicante en la asignatura Práctica Supervisada Obligatoria del Curso de Letras – Portugués (Unipampa/UAB). Las secciones de esta investigación se dividen de la siguiente manera: se presenta una investigación bibliográfica centrada en la enseñanza de la Lengua Portuguesa, especialmente la importancia de la enseñanza de la gramática contextualizada. Así, se discuten las propuestas didácticas recomendadas por la Base Nacional Común Curricular (BRASIL, 2018) y el Referencial Curricular Gaucho (RIO GRANDE DO SUL, 2018) en cuanto al eje de Análisis Lingüístico a ser trabajado en la enseñanza de la Lengua Portuguesa, bien como se presentan las nociones sobre el género discursivo, según Bakhtin (1997, 2006). La metodología adoptada para la investigación es documental, con enfoque cualitativo y bibliográfico. Con el autoanálisis del plan de clase se percibió que los contenidos gramaticales no se deben enseñar de forma aislada, con oraciones sueltas y descontextualizadas, sino de forma contextualizada, a través de géneros discursivos que permitan al estudiante reflexionar de manera útil y significativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectGramática contextualizadapt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectContextualized grammarpt_BR
dc.subjectClass planpt_BR
dc.subjectDiscourse genrespt_BR
dc.titleEnsino de língua portuguesa: uma análise na ótica da gramática contextualizadapt_BR
dc.title.alternativePortuguese language teaching: an analysis from the perspective of contextualized grammarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6468309464240697pt_BR
dc.contributor.referee1Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida-
dc.contributor.referee2Acosta, Vanessa David-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305877973803715pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6468309464240697pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar e desenvolver uma análise de um plano de aula de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II (8º ano), na ótica da gramática contextualizada. Para tanto, apresenta-se e analisa-se o plano de aula em questão, no eixo da Análise Linguística/Semiótica, elaborado por esta pesquisadora, como estagiária no Estágio Obrigatório Supervisionado do Curso de Letras – Português (Unipampa/UAB). As seções desta pesquisa dividem-se da seguinte maneira: apresenta-se uma pesquisa bibliográfica voltada para o ensino de Língua Portuguesa, sobretudo, a importância do ensino contextualizado de gramática. Assim, discutem-se as propostas de ensino recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e Referencial Curricular Gaúcho (RIO GRANDE DO SUL, 2018) no que tange ao eixo de Análise Linguística a ser trabalhado no ensino de Língua Portuguesa, bem como apresentam-se noções sobre o gênero discursivo, segundo Bakhtin (1997, 2006). A metodologia adotada para a pesquisa é documental, de abordagem qualitativa e bibliográfica. Com a autoanálise do plano de aula, percebeu-se que os conteúdos gramaticais não devem ser ensinados de modo isolado, com frases soltas e descontextualizadas, mas de maneira contextualizada, através de gêneros discursivos que possibilitem, assim, o estudante a refletir de maneira útil e significativa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Graciella Saldanha da Rosa - 2022.pdf2.45 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???