???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7110
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bariani, Cassiane Jrayj de Melo Victoria-
dc.creatorFagundes, Luciano Correa-
dc.date.accessioned2022-04-26T19:55:11Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-26T19:55:11Z-
dc.date.issued2021-05-04-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Luciano Correa. O uso da técnica do incidente crítico (TIC) na avaliação do impacto das atividades de ensino remoto emergenciais (AEREs). 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7110-
dc.description.abstractThe objective of this work was to carry out an initial application of the critical incident technique (ICT) to assess the impact of the change from face-to-face education to emergency remote education activities (AEREs) imposed during the pandemic situation in 2020. The work was directed towards the analysis of the behavior and feelings regarding the possibility of students dropping out of the disciplines of Elements of Cartography and Geoprocessing and Hydraulics and Topography of the Agricultural Engineering and Technology in Aquaculture courses, at Unipampa, Campus Itaqui and Campus Uruguaiana . The Critical Incident (ICT) technique was used to assess the impact of AEREs on this behavior. A basic descriptive research was carried out using a qualitative and quantitative approach. The research used a non-random sample composed of students who agreed to participate in the research. Data collection was performed through an online questionnaire, using ICT, answered by students at the end of the disciplines. The main situations and feelings reported by the students, which occurred during the AEREs, were discussed. The main difficulties were verified, as well as the main reasons that could have motivated the students' dropout in the analyzed components. The use of ICT has proven to be quite effective in assessing the impact of EERs and it is hoped that the use in this work will motivate other teachers / researchers to use it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectPandemic COVID-19pt_BR
dc.titleO uso da técnica do incidente crítico (TIC) na avaliação do impacto das atividades de ensino remoto emergenciais (AEREs)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6207457263882103pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bariani, Nelson Mario Victoria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950796131421612pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi realizar uma aplicação inicial da técnica do incidente crítico (TIC) para avaliar o impacto da mudança do ensino presencial para as atividades de ensino remoto emergenciais (AEREs) impostas durante a situação de pandemia em 2020. O trabalho foi direcionado para analisar o comportamento e sentimentos quanto a possibilidade de desistência dos acadêmicos das disciplinas de Elementos de Cartografia e Geoprocessamento e de Hidráulica e Topografia dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Aquicultura, da Unipampa, nos Campi de Itaqui e Uruguaiana. Utilizou-se a técnica do incidente crítico (TIC) para avaliar o impacto das AEREs neste comportamento. Realizou-se uma pesquisa básica descritiva utilizando abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa utilizou-se de uma amostra não aleatória composta pelos estudantes que aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, utilizando a TIC, respondida pelos alunos ao final das disciplinas. Discutiu-se as principais situações e sentimentos relatados pelos estudantes, ocorridas durante as AEREs. Verificou-se as principais dificuldades, bem como os principais motivos que poderiam ter motivado a evasão dos alunos nos componentes analisados. O uso da TIC se mostrou bastante eficaz para avaliar o impacto das AEREs e almeja-se que o uso neste trabalho motive outros professores/pesquisadores para a sua utilização.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luciano Correa Fagundes - 2021.pdf609.25 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???