???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7107
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Salbego, Juliana Zanini | - |
dc.creator | Pedroso, Maria Eduarda Salino | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T19:53:16Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26T19:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSO, Maria Eduarda Salino. Chuck e Blair: uma análise sobre o uso das cores na construção dos personagens da série Gossip girl. 2022. 88 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7107 | - |
dc.description.abstract | The present work has as main objective to understand how the colors act in the construction of the characteristics of the characters of the serial narrative Gossip Girl, from the analysis of three episodes of the series. For this, the work is structured from notions and concepts of authors who have studies related to the research theme, such as Farina's approaches; Perez; Bastos (2011), Guimarães (2004), and Heller (2000) to talk about the composition of colors and the perspectives that Forster (2005) brings about character, both related to what Martin (2005) presents non-specific film elements, which refer to lighting, costumes, and scenery. Therefore, this study seeks to expand research related to colors, but with a focus on audiovisual productions. The research is supported by the moving image analysis methodology proposed by Diane Rose (2002). Through it, it was possible to categorize the scenes and cut the object to map how the use of colors express traces of changes in the characters Chuck Bass and Blair Waldorf throughout the plot, from the frames taken from the Gossip Girl series and present as the non-specific elements of Martin (2005) collaborate in the construction of the characters. Therefore, with this work, we can see that colors alone are not capable of transmitting the entire message of narrative composition, but with the articulation between colors and non-specific film elements, it is possible to create this ambiance, which contributes to the construction of the audiovisual narrative. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.subject | Televisão – Minisséries | pt_BR |
dc.subject | Personagens de televisão | pt_BR |
dc.subject | Cor na arte | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual resources | pt_BR |
dc.subject | Colors | pt_BR |
dc.title | Chuck e Blair: uma análise sobre o uso das cores na construção dos personagens da série Gossip girl | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4444557519024600 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1504569933099072 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Denise Aristimunha de | - |
dc.contributor.referee2 | Feitosa, Sara Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5451869210045387 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2557009746779086 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal entender como as cores atuam na construção das características dos personagens da narrativa seriada Gossip Girl, a partir da análise sobre três episódios da série. Para isso, o trabalho se estrutura a partir de noções e conceitos de autores que possuem estudos relacionados à temática da pesquisa, como as abordagens de Farina; Perez; Bastos (2011), Guimarães (2004) e Heller (2000) para falar da composição das cores e das perspectivas que Forster (2005) traz sobre personagem, ambos relacionados ao que Martin (2005) apresenta sobre elementos fílmicos não específicos, os quais são referentes a iluminação, figurino e cenário. Sendo assim, esse estudo busca ampliar as pesquisas relacionadas a cores, mas com um olhar voltado às produções audiovisuais. A pesquisa tem o amparo da metodologia de análise de imagem em movimento, proposta por Diane Rose (2002). Através dela foi possível realizar uma categorização das cenas e um recorte no objeto para mapear como o uso das cores expressam traços de mudanças nos personagens Chuck Bass e Blair Waldorf ao longo da trama, a partir dos frames retirados da série Gossip Girl e apresentar como os elementos não específicos de Martin (2005) colaboram na construção dos personagens. Sendo assim, com este trabalho, podemos perceber que as cores por si só não são capazes de transmitir toda a mensagem de uma composição narrativa, mas com a articulação entre as cores e elementos fílmicos não específicos é possível criar essa ambientação, a qual contribui com a construção da narrativa audiovisual. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Publicidade e Propaganda |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Maria Eduarda Salino Pedroso 2022.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???