???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7102
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Paulo Roberto da-
dc.creatorLeão, Igor Azancort-
dc.date.accessioned2022-04-26T19:51:05Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-04-26T19:51:05Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationLEÃO, Igor Azancort. Abordagens e perspectivas sobre a interdisciplinaridade no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7102-
dc.description.abstractThe Interdisciplinarity emerged at the end of the last century due to the need for a possible solution to overcome the fragmentation of scientific knowledge. This project aimed to know, analyze and describe the perception of students enrolled in the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology course (BICT), at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), about interdisciplinarity and its importance in the training of a researcher. It is a descriptive and qualitative research, with data obtained in a questionnaire with the students of the BICT course at UNIPAMPA. Bearing in mind that interdisciplinarity is not adopted explicitly in the course or in the practices of its actors; however, the teachers perceive its importance for the pedagogical practice, the improvement of the teaching quality and its formation. The responses revealed that informal exchanges of ideas and teaching experiences in the university context. The perceptions, difficulties, and proposals made the unknowns unveiled in this project, having the Pedagogical Political Project - PPP - as the practical locus in the course. Interdisciplinarity is more thought and spoken than experienced. Bearing in mind that the importance of interdisciplinarity in the formation of future bachelor researchers in science and technology, it intends to reduce the distance between what is spoken, what is thought and what is actually practiced in the university context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleAbordagens e perspectivas sobre a interdisciplinaridade no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4467946323411767pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810993692434345pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA interdisciplinaridade passa a se tornar objeto de estudo e reflexividade no fim do século passado pela necessidade de uma possível solução para superar a fragmentação do conhecimento científico. Este projeto teve o objetivo de conhecer, analisar e descrever a percepção dos alunos matriculados no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação de um pesquisador. Realizou-se uma pesquisa descritiva-qualitativa, com dados obtidos em questionário com os discentes do BICT. O trabalho partiu da constatação que a interdisciplinaridade não é adotada de forma explícita no curso e nem nas práticas de seus atores; porém, os docentes percebem sua importância para a prática pedagógica, a melhoria da qualidade de ensino e sua formação. As respostas revelaram a existência de trocas informais de ideias e de experiências de ensino no contexto universitário, as quais abordam a interdisciplinaridade. As percepções, dificuldades e propostas foram investigadas, tendo o Projeto Político Pedagógico - PPP - como o lócus prático no curso; verificou-se que a interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Tendo em vista a importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros bacharéis pesquisadores em ciência e tecnologia, indicasse a necessidade de diminuir a distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no contexto universitário.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Igor Azancort Leão - 2020.pdf358.29 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???