???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7052
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Kehler, Gabriel dos Santos | - |
dc.creator | Giroto, Lucas Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T19:31:13Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-04-12T19:31:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.citation | GIROTO, Lucas Vieira. “Itinerários formativos” na reforma do ensino médio: projeções de um corpo escolar juvenil. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7052 | - |
dc.description.abstract | The current proposal for a Brazilian high school reform, presented by the federal government, through provisional measure 746/2016 and later converted into Law 13.415 / 17, has been debating debates and projections of schooling addressed to the young student public. In addition, the actors involved (in) directly with the reform policy manifest different points of view that depart from conflicting interests and expectations in relation to the theme. Therefore, the objective of this work is to analyze how the reform of secondary education projects the way of being and existence of the young students, through the formative itineraries seeking to understand through a brief historical review, the changes that occurred in Brazilian high school and what the ideological promote and produce reforms. It is noted that the "late, unequal and insufficient" arrival of the State as provider of education in Brazil reflects from its origin, through an unequal and authoritarian social formation, a series of contradictions and dilemmas that run through the history of Brazilian high school. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Itinerários formativos | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Corpo escolar juvenil | pt_BR |
dc.subject | Formative plan | pt_BR |
dc.subject | High school overhaul | pt_BR |
dc.subject | Youth school group | pt_BR |
dc.title | “Itinerários formativos” na reforma do ensino médio: projeções de um corpo escolar juvenil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6895134968595857 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3370111653429241 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | A atual proposta de reforma do ensino médio brasileiro, apresentada pelo governo federal, por meio da medida provisória Nº 746/2016 e posteriormente convertida na Lei Nº 13.415/17, vem polemizando os debates e projeções de escolarização endereçadas ao público estudantil jovem. Ademais, os atores envolvidos (in)diretamente com a política da reforma manifestam diferentes pontos de vistas que partem de interesses e expectativas conflitantes em relação ao tema. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar como a reforma do ensino médio projeta o modo de ser e existir dos jovens estudantes, mediante os itinerários formativos, buscando compreender através de uma breve revisão histórica, as mudanças que ocorreram no ensino médio brasileiro e quais as vertentes ideológicas fomentam e produzem as reformas. Nota-se que a chegada “tardia, desigual e insuficiente” do Estado como provedor da educação no Brasil reflete desde sua origem, através de uma formação social desigual e autoritária, uma série de contradições e dilemas que percorrem a história do ensino médio brasileiro. No que concerne a produção de um currículo (in)justo, de modo geral, os itinerários formativos podem intensificar as desigualdades educacionais: “um currículo pobre para pobres” e “um currículo de qualidade para quem pode pagar”. Destarte, qualquer movimento educacional nesse sentido, deve ser visto com muita cautela e desconfiança, pois não é possível enfrentar problemas complexos com soluções fáceis e simplistas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itaqui | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Lucas Vieira Giroto - 2018.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???