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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6992
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Implementação de um microburst estático em um caso multifásico com perturbação de densidade adotando uma malha bidimensional axissimétrica |
Autor(es): | Lamaizon, Felipe Pereira |
Primeiro Orientador: | Costa, Felipe Denardin |
Coorientador: | Lemes Junior, Danilo Nogueira |
Resumo: | Os microbursts são fenômenos que se originam de uma nuvem de tempestade muito forte, e são identificados por uma coluna descendente e densa de ar frio, podendo ou não ser acompanhado de chuva. O principal aspecto deste evento é a formação de grandes turbilhões de velocidade divergente ao se chocar com o solo, denominados vórtices. Devido a sua duração ser muito curta, aproximadamente 4 a 5 minutos, sua descrição completa a partir de observações na natureza, é difícil. Dessa forma, o estudo de microbursts se dá, em grande parte, através de simulações numéricas ou ensaios em laboratório. Neste trabalho o fenômeno da natureza é simulado através do software de código aberto Open-Foam 9, onde foi adotado um caso combinando os efeitos de jato incidente e perturbação de densidade, objetivando determinar a influência de tais características sobre o comportamento da formação estrutural dos vórtices deste fenômeno meteorológico e assim realizar uma análise sobre os perfis de velocidade dos mesmos, especialmente junto a superfície. Comparando os resultados obtidos com este trabalho à estudos anteriores. Utilizando um caso já realizado em laboratório como estudo base, foi possível definir os parâmetros a serem adotados, assim como determinar as análises, foi então elaborada uma malha bidimensional axissimétrica do tipo wedge, permitindo realizar essa simplificação sem perder informações do escoamento original, visando incluir um alto refinamento na malha por um baixo custo computacional, adotando o modelo de turbulência LES, para captar o máximo das características dos vórtices, a malha tem sua geometria aberta à atmosfera, onde na parte superior existe a entrada de um jato descendente de um fluído denso. Utilizando o solver Interfoam, foram obtidos resultados satisfatórios e condizentes à trabalhos anteriores, os picos de velocidade encontram-se próximas ao solo e próximas as extremidades do ponto de contato com o jato, a propagação e estrutura dos vórtices se mostrou fiel ao evento na natureza, assim como todo o comportamento do microburst ao longo de toda simulação. Palavras-chave: Microburst, LES, CFD, Jato incidente, Turbulência. |
Abstract: | Microbursts are phenomena that originate from a very strong storm cloud and are identified by a descending and dense column of cold air, which may or may not is accompanied by rain. The main aspect of this event is the formation of large eddies of divergent velocity when hitting the ground, called vortices. Due to its very short duration, approaches 4 to 5 minutes, its complete description from observations in nature is difficult. Thus, the study of microbursts is largely done through numerical simulations or laboratory tests. In this work, the phenomenon of nature is simulated through the open-source software Open-Foam 9, where a multiphase case was adopted combining incident jet effects and density disturbance, aiming to determine the influence of such characteristics on the behavior of the structural formation of the vortices of this meteorological phenomenon and thus carry out an analysis on their velocity profiles, especially close to the surface. Comparing the results obtained with this work to previous studies. Using a case already carried out in the laboratory as a base study, it was possible to define the parameters to be adopted, as well as to determine the analyses, a two-dimensional axissymmetric mesh of the wedge type was then elaborated, allowing this simplification to be carried out without losing information from the original flow, to include a high refinement in the mesh for a low computational cost, adopting the LES turbulence model, to capture the maximum of the characteristics of the vortices, the mesh has its geometry open to the atmosphere, wherein the upper part there is the entrance of a descending jet of dense fluid. Using the Interfoam solver, satisfactory results were obtained, consistent with previous works, the velocity peaks are close to the ground and close to the ends of the contact point with the jet, the propagation and structure of the vortices proved to be faithful to the event in nature, as well as the entire microburst behavior throughout the simulation. Keywords: Microburst, LES, CFD, incident jet, Turbulence. |
metadata.dc.subject: | Engenharia mecânica Turbulência Mechanical Engineering Turbulence |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
metadata.dc.identifier.citation: | LAMAIZON, Felipe Pereira. Implementação de um microburst estático em um caso multifásico com perturbação de densidade adotando uma malha bidimensional axissimétrica. Orientador: Felipe Denardin Costa. 2022. 56p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6992 |
metadata.dc.date.issued: | 23-Feb-2022 |
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Felipe_Lamaizon-2022.pdf | 3.88 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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