???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6955
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Brandão, Janaína Balk-
dc.creatorCamargo, Márcia Nunes-
dc.date.accessioned2022-03-31T20:34:28Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-31T20:34:28Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.citationCAMARGO, Márcia Nunes. Bacharelado Interdisciplinar: um currículo flexível para um conhecimento amplo. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6955-
dc.description.abstractAll the changes have occurred in Brazilian politics and education have been responsible by leave the tradition teaching system in the Universities. Therefore, it has been offered a new mode of interdisciplinary formation with critical thinking and abilities to attend new requests by society where the Market is there for production and management. This work wants to approach the cyclic formation at Brazilian Public Universities, precisely the Higher Education. That cyclic formation has been applied specially at the Sciense and Technology Interdisciplinary Course (BICT), in The Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Then, it was proposed to know by the students and professors about their perceptions and urges. The methodology process includes a bibliographical research from papers, publications in Scientifics magazines, documents and private notes. The collected information was realized between January and February of 2014 with quantitative research which simple random samples. For that measurement has been used two different questionnaires, one for professors and other to the students. Therefore, 33,3% from second, fourth and sixth semesters of BICT have answered the questions, as well as 42,6% of professors population. Based in the collected information is possible to reach a conclusion that all courses can be offered by different ways in different institutions, and, the most of people consider that BICT in UNIPAMPA is seen as a promissory course on opinion. However, it needs more carefulness, interaction, identity and broadcasting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforma do ensino superiorpt_BR
dc.subjectRegime de ciclospt_BR
dc.subjectCiências e tecnologiapt_BR
dc.subjectThe reformation of higher educationpt_BR
dc.subjectCyclic processpt_BR
dc.subjectSciense and technologypt_BR
dc.titleBacharelado Interdisciplinar: um currículo flexível para um conhecimento amplopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646316035525532pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7905299573764012pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoCom as reformas políticas e educacionais no Brasil, as universidades com formação mais tradicional do conhecimento, passaram agregar algum tipo de Bacharelado Interdisciplinar aos cursos de graduação, proporcionando uma formação de trajetória interdisciplinar com pensamento crítico e capacidade de atender novas demandas da sociedade, adotando também o mercado como referência de produção e gestão. Este trabalho procura abordar primeiramente o surgimento da formação em ciclos nas universidades federais, no contexto da educação superior no Brasil. Verificar como tem ocorrido a formação em ciclos, no Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BICT) na UNIPAMPA – Campus Itaqui, investigar o que os discentes anseiam e como o curso é visto pelos mesmos, bem como pelos docentes. A metodologia utilizada incluiu primeiramente Pesquisa Exploratória, bibliográfica de artigos, reportagens de revistas científicas, revisão documental e análise em registros pessoais. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a fevereiro de 2014, realizando-se uma pesquisa quantitativa, com amostragem aleatória simples, aplicando-se dois questionários, um direcionado aos docentes e outro aos discentes. Por tanto, participaram da pesquisa o que corresponde a 33,3%, de todos os alunos matriculados nos 2º, 4º e 6º semestres do BICT e o que corresponde a 42,6% do total de docentes do campus Itaqui. Com base nos dados coletados, verificou-se que os Bacharelados Interdisciplinares podem ocorrer de formas diferentes em cada Instituição, que no BICT da UNIPAMPA a formação em ciclos tem ocorrido de forma positiva e vem consolidando-se aos poucos, podendo considerar-se como curso promissor na visão de grande parte dos discentes e docentes do campus Itaqui, porém precisa de maior atenção, interação, identificação e divulgação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Márcia Nunes Camargo - 2014.pdf1.13 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???