???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6953
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Jesse, Cristiano Ricardo-
dc.creatorChamorra, Lucineli Monson-
dc.date.accessioned2022-03-31T20:32:19Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-31T20:32:19Z-
dc.date.issued2015-01-22-
dc.identifier.citationCHAMORRA, Lucineli Monson. Rotulagem alimentar: análise da percepção dos consumidores de um mercado da cidade de Itaqui-RS. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6953-
dc.description.abstractThe development of new technologies, new concepts in foods that come out every day and the search for a healthier diet eventually become essential legislation on the labeling of processed products. Because of this need, currently, there is a standardized labeling, however not clear whether consumers read food labels and what they understand it. Therefore, the objective is to verify that work with consumer perceptions of a market town of Itaqui-RS as food labeling, as well as to characterize the profile of the same. A questionnaire with general questions such as gender, age and education as well as issues related to reading and consumer interest in food labels was prepared. After the questionnaire and analysis of the results showed that most people interviewed were female, married and Class C (1-3 minimum wages) aged between 19 and 29 years. We point out that of the 100 respondents 73 people read the labels, and the calorie nutrition information was viewed by profile. It was then concluded, that most people read the labels on the market, finding the information they need in order to get a healthy diet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRótulopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectInformação nutricionalpt_BR
dc.subjectProdutos alimentíciospt_BR
dc.subjectLabelpt_BR
dc.subjectBehaviorpt_BR
dc.subjectNutrition informationpt_BR
dc.subjectFood productspt_BR
dc.titleRotulagem alimentar: análise da percepção dos consumidores de um mercado da cidade de Itaqui-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0005339654844285pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0215511072119335pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Boeira, Silvana Peterini-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052693245472353pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de novas tecnologias, os novos conceitos em alimentos que surgem a cada dia e a busca por uma alimentação mais saudável acabaram por tornar indispensável uma legislação sobre a rotulagem dos produtos industrializados. Devido a essa necessidade, atualmente, existe uma rotulagem padronizada, entretanto não se sabe ao certo se os consumidores leem os rótulos dos alimentos e o que eles entendem disto. Portanto, objetiva-se com esse trabalho verificar a percepção dos consumidores de um mercado da cidade de Itaqui-RS quanto a rotulagem alimentar, assim como caracterizar o perfil dos mesmos. Foi elaborado um questionário contendo perguntas gerais como sexo, idade e escolaridade além de perguntas relacionadas à leitura e ao interesse do consumidor pelos rótulos alimentares. Após a aplicação do questionário e análise dos resultados observou-se que a maioria das pessoas entrevistadas são do sexo feminino, casadas e de classe C (1 a 3 salários mínimos) com idade entre 19 e 29 anos. Ressalta-se ainda, que dos 100 entrevistados 73 pessoas leem os rótulos, sendo que o valor calórico foi a informação nutricional mais considerada pelo perfil. Conclui-se então, que a maioria das pessoas leem os rótulos no mercado, encontrando as informações que desejam, a fim de buscar uma alimentação saudável.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lucineli Monson Chamorra - 2015.pdf558.71 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???