???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6948
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Neves, Jonas Anderson Simões das | - |
dc.creator | Santos, Graziela Carrazzoni dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T20:29:03Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-03-31T20:29:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Graziela Carrazzoni dos. Gênero em ciência e tecnologia no Brasil: um estudo a partir do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui/RS. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6948 | - |
dc.description.abstract | In the present study, we investigated the relationship of gender and its implications in educational processes of female students of the course Interdisciplinary Science and Technology Bachelor (BIC&T) at Federal University of Pampa - Campus Itaqui / RS, seeking if students choice were influenced by these relationships. First, we made a literature review about the themes of gender in science and technology higher education, followed by documents analysis referring to data on enrollment, forms of entry and circumvention of BIC&T's academic. Finally, a questionnaire with 43 open-ended questions was applied to 54 academic in order to achieve the proposed objective. Based on the responses, it was noticed that BIC&T women-academic perceive the differences and gender inequalities in choosing a degree course as well as the influence of socialization groups in this process. However the surveyed showed they were not directly influenced by these groups in the choice in applying the BIC&T, but on the point in life where they were. It is suggested that is necessary new studies to determine the relationship between other existing variables that were not addressed in this paper. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | BIC&T | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Superior education | pt_BR |
dc.subject | Science and technology | pt_BR |
dc.title | Gênero em ciência e tecnologia no Brasil: um estudo a partir do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4503935171122650 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9382943655988177 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por principal objetivo investigar as relações de gênero e suas implicações nos processos educacionais do corpo discente feminino do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BIC&T) da Universidade Federal do Pampa - campus Itaqui/RS, buscando compreender se as acadêmicas foram ou não influenciadas por estas relações. Para tanto, primeiramente foi feita uma revisão da literatura acerca do tema gênero na educação superior e na área de ciência e tecnologia, seguida por uma análise documental referente a dados sobre matrículas, formas de ingresso e evasão das acadêmicas do BIC&T. Por último, ocorreu a aplicação de um questionário contendo 43 questões abertas e fechadas para 54 acadêmicas do curso, a fim de alcançar o objetivo proposto. Com base nas respostas obtidas, percebeu-se que as mulheres-acadêmicas do BIC&T possuem a concepção das diferenças e desigualdades de gênero existentes na escolha de um curso de graduação, bem como, a influência dos grupos de socialização nesse processo. Contudo as pesquisadas demonstraram não terem sido diretamente influenciadas por esses grupos na escolha em cursar o BIC&T, mas sim, pelo momento da vida em que vivem. Sugere-se que sejam elaborados novos estudos que busquem averiguar a relação entre outras variáveis existentes e que não foram abordadas neste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Itaqui | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Graziela Carrazzoni dos Santos - 2015.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???