???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6943
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Romio, Leugim Corteze-
dc.creatorTrindade, Danrlei Silveira-
dc.date.accessioned2022-03-31T19:40:32Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-31T19:40:32Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.citationTRINDADE, Danrlei Silveira. Recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: uma análise de livros didáticos do ensino médio. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6943-
dc.description.abstractThe use of technological resources, in particular calculator and computer, in teaching mathematical concepts, has been much discussed today, because its use allows different approach related to a particular concept, for example, the visual approach. In this perspective, this research aims to investigate whether and how the textbook chosen by teachers of high school math schools in the state system of the municipality of Itaqui-RS propose the use of technological resources in teaching mathematical concepts. For this, we carried out a documentary analysis of collections of textbooks used by schools, using as the theoretical research of Borba and Penteado (2010), Allevato (2005), among others. From the analysis we found that the three collections analyzed, only C1, presents activities that suggest the use of a calculator and software. C2, shows no connection with the use of software activity and only three using the calculator and C3 presents some related to the use of calculator activities and any related software use activity. Is important to make a thorough analysis of the planning of the teacher, because besides the textbook, the teacher uses other references to the preparation of their lessons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTechnology resourcespt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: uma análise de livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2322333464157694pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948008714853940pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO uso de recursos tecnológicos, em especial calculadora e computador, no ensino de conceitos matemáticos, tem sido muito discutido atualmente, pois seu uso permite diferentes abordagem relacionadas a um determinado conceito, por exemplo, a abordagem visual. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo investigar se e como os livros didáticos escolhidos pelos professores de matemática do ensino médio das escolas da rede estadual do município de Itaqui-RS propõem a utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos. Para isso, realizou-se uma análise documental das coleções de livros didáticos utilizados pelas escolas, utilizando como aporte teórico as pesquisas de Borba e Penteado (2010), Allevato (2005), entre outros. A partir da análise realizada verificamos que das três coleções analisadas, apenas C1, apresenta atividades que sugerem o uso da calculadora e de softwares. C2, não apresenta nenhuma atividade relacionada ao uso de software e apenas três com o uso da calculadora e C3 apresenta algumas atividades relacionadas ao uso de calculadora e nenhuma atividade relacionada ao uso de softwares. Sendo importante fazer uma análise mais aprofundada do planejamento do professor, pois além do livro didático, o docente utiliza de outras referências para a elaboração de suas aulas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Danrlei Silveira Trindade - 2014.pdf1.01 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???