Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6939
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Sinks, Udo Eckard-
dc.creatorOliveira, Daniela Kaminski de-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:59:24Z-
dc.date.available2022-03-31-
dc.date.available2022-03-31T17:59:24Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daniela Kaminski de. Avaliação da aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas por meio de uma sequência didática como estratégia de ensino. 88 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6939-
dc.description.abstractWithin Chemistry Organic Chemistry is of great importance to human beings as carbon compounds are important constituents of the human organism. Even though they are intrinsically related to life, Organic Chemistry is rarely explored in high school and most of the teachers have many difficulties to contextualize the contents of this discipline in their classes. This research monograph presents and discusses the use of a Didactic Sequence as a teaching strategy for the content of functional groups in organic chemistry. The research was carried out with a qualitative approach and the Didactic Sequence was applied in a class of five undergraduate chemistry students of the Chemistry II Class at Federal University of Pampa - Campus Bagé. The work aims to investigate if a Didactic Sequence can promote a better understanding of chemical concepts. The application of the Didactic Sequence was divided into three parts: introductory class on Organic Chemistry, presentation of the content, and final questionnaire. From the analysis of the results, it was observed that the use of SD as a differentiated teaching methodology proved to be effective in the process of construction/reconstruction of students' knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino em Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectTeaching in Chemistrypt_BR
dc.subjectSignificant Learningpt_BR
dc.subjectOrganic chemistrypt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas por meio de uma sequência didática como estratégia de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Elisabete de Avila da-
dc.contributor.referee1Sinks, Udo Eckard-
dc.contributor.referee2Missau, Fabiana Cristina-
dc.contributor.referee3Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA Química Orgânica é uma das áreas da química de grande importância para os seres humanos, os compostos de carbono são constituintes importantes para o organismo humano, mesmo estando intrinsecamente relacionada com a vida, a Química Orgânica é pouco explorada no ensino médio, e a maioria dos professores ainda têm muitas dificuldades para contextualizar os conteúdos dessa disciplina em suas aulas. O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a utilização de uma Sequência Didática, como estratégia de ensino para o conteúdo de funções orgânicas. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa e a Sequência Didática foi aplicada em uma turma de cinco alunos do componente Química Geral II do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé-RS. O trabalho tem por objetivo investigar a possibilidade de uma Sequência Didática, no ensino de Química, pode promover uma melhor compreensão de conceitos químicos. A aplicação da Sequência Didática foi dividida em três partes: aula introdutória sobre a Química Orgânica, apresentação do conteúdo e questionário final. A partir da análise dos resultados observou-se que a utilização da SD como metodologia diferenciada de ensino se mostrou efetiva no processo de construção/reconstrução dos conhecimentos dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Daniela_Kaminski_de_Oliveira.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.