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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.creatorBento, Júlia-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:56:02Z-
dc.date.available2022-03-31-
dc.date.available2022-03-31T17:56:02Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationBENTO, Júlia. Formação de professores no enfoque CTS: uma revisão sistemática de literatura do tipo integrativa. 59 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6937-
dc.description.abstractMany discussions have arisen within the scope of the implementation of approaches in Science, Technology and Society (STS) in teacher training, in view of the importance of changes in the traditional teaching model. This consolidation does not occur, as there are some aspects in Science teaching that must be evaluated in relation to its principles and objectives. STS interactions are often seen as a motivating factor, but there are also those who defend it as an essential factor for understanding both students and teachers in Science and Technology (CT). This work presents a systematic literature review of the integrative type, of studies already published by other authors, on the subject of teacher education in the CTS approach, allowing the identification of gaps present in these researches. As a general objective, we sought to understand what the community of researchers in Science Education, from 2006 to 2021, has provided in terms of knowledge about teacher training in the STS approach. The methodology of systematic literature review, of the integrative type, carried out in journals present in the Web of Science database, followed six steps: identification of the theme and selection of the research question; establishment of inclusion and exclusion criteria; identification of pre-selected and selected studies; categorization of selected studies; analysis and interpretation of results; and presentation of the review/synthesis of knowledge. The categorization of the works provided the identification of gaps such as the absence of STS practices in teacher education. Among the results, it is highlighted that Latin American countries are the most interested in the theme. Among the authors most cited in the works, Aikenhead stands out. Finally, in view of the discussions presented, it is argued in favor of teacher training that includes the CTS approach in teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfoque CTSpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRevisão integrativapt_BR
dc.subjectSTS focuspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectIntegrative reviewpt_BR
dc.titleFormação de professores no enfoque CTS: uma revisão sistemática de literatura do tipo integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.contributor.referee2Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee3Maraschin, André de Azambuja-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoMuitas discussões têm surgido no âmbito de implementação de abordagens em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores, em vista da importância de mudanças no modelo tradicional de ensino. Essa consolidação não ocorre, pois existem alguns aspectos no ensino de Ciências que devem ser avaliados com relação a seus princípios e objetivos. As interações CTS são vistas muitas vezes como um fator de motivação, mas também, há aqueles que a defendem como fator essencial à compreensão tanto dos estudantes, quanto dos docentes em Ciência e Tecnologia (CT). Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura do tipo integrativa, de estudos já publicados por outros autores, sobre a temática formação de professores no enfoque CTS, permitindo a identificação de lacunas presentes nessas pesquisas. Como objetivo geral, buscou-se compreender o que a comunidade de pesquisadores do ensino de Ciências, no período de 2006 a 2021, tem fornecido de conhecimento sobre a formação de professores no enfoque CTS. A metodologia revisão sistemática de literatura, do tipo integrativa, realizada em periódicos presentes na base de dados Web of Science, seguiu seis etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados; e apresentação da revisão/síntese do conhecimento. A categorização dos trabalhos proporcionou a identificação de lacunas como a de ausência de práticas CTS na formação docente. Dentre os resultados, destaca-se que os países da América Latina são os mais interessados na temática. Já dentre os autores mais citados nos trabalhos, destaca se Aikenhead. Por fim, diante das discussões apresentadas, argumenta-se a favor da formação de professores que contemple o enfoque CTS no ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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