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dc.contributor.advisor1Santos, Mauricio Silveira dos-
dc.creatorGarcia, Gustavo Leite-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:51:05Z-
dc.date.available2022-03-30-
dc.date.available2022-03-31T17:51:05Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationGARCIA, Gustavo Leite. Análise do tráfego em cruzamento semaforizado da cidade de Alegrete-RS sob influência da chuva. Orientador: Mauricio Silveira dos Santos. 2022. 59p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6931-
dc.description.abstractThe commuting system operation is linked to the way its structure interacts with its users. The traffic light's role is to control vehicles flow and to avoid conflicts on the roads. The number of vehicles growth requires the system to adapt to this demand and still maintain the quality of service. Climatic factors like rain can directly interfere with the performance and lead to the slower flux of vehicles, changing the behavior and the operational performance of intersections resulting in traffic congestion on the road. Thus, the present work will analyze the impacts the rain caused on the vehicle flow at the signalized traffic intersection of General Sampaio Street and General Vitorino Street in the city of Alegrete-RS, investigating through video to know the demand on days with rainy weather and the demand on days with good weather. Using Webster's method, the optimal cycle times for rainy and fair weather days were found, which were later compared to each other. We also quantified by video the number of pedestrians using the crosswalk on the day with and without rain and compared them. It was found that the influence of the rain at this intersection is not very relevant in terms of vehicle flow, since the rainy day had an increase of 3.6% and 2.5% respectively on cameras 1 and 2 compared to the good weather day. On the other hand, the pedestrian flow had a great influence by the rain, since the number of pedestrians reduced 50.4% and 45.8% respectively on cameras 1 and 2, compared to the pleasant weather day. Keywords: Weather influence, Webster method, Vehicle flow.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxopt_BR
dc.subjectAlegrete - RSpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.titleAnálise do tráfego em cruzamento semaforizado da cidade de Alegrete-RS sob influência da chuvapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO funcionamento de um sistema de transportes está ligado com a forma que a sua estrutura interage com os seus usuários. Os semáforos tem a função de controlar o fluxo de veículos e evitar conflitos nas vias. Com o aumento do volume de veículos, o sistema deve se adequar para receber esse aumento e manter um nível de qualidade do serviço oferecido. Os fatores climáticos como a chuva, podem interferir diretamente nesse funcionamento e acarretar em perdas de velocidades do fluxo de veículos, mudando o comportamento e o desempenho operacional dos cruzamentos e gerando engarrafamento na via. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar os impactos causados pela chuva no fluxo de veículos do cruzamento semaforizado da Rua General Sampaio com a Rua General Vitorino na cidade de Alegrete-RS, através de filmagens visando conhecer a demanda para dias com o tempo chuvoso e a demanda para dias com o tempo bom. Por meio do método de Webster, encontrou-se tempos de ciclo ótimo para os dias com o tempo chuvoso e com o tempo bom que posteriormente foram comparados entre si. Também foi quantificado através das filmagens, os pedestres que utilizavam a faixa de pedestres no dia com e sem chuva, comparando-os. Constatou-se que a influência da chuva para o cruzamento estudado é pouco relevante quanto ao fluxo de veículos, visto que o dia chuvoso teve um aumento de 3,6% e 2,5% respectivamente para as câmeras 1 e 2, em relação ao dia de tempo bom. Já para o fluxo de pedestres, foi constatado uma grande influência da chuva, pois o número de pedestres reduziu 50,4% e 45,8% respectivamente para as câmeras 1 e 2, em comparação com o dia de tempo bom. Palavras Chave: Influência do clima, Método Webster, Fluxo de Veículos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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