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dc.contributor.advisor1Salbego, Juliana Zanini-
dc.creatorSilveira, Maiara Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:41:28Z-
dc.date.available2022-03-31T17:41:28Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Maiara Rodrigues da. Uma análise do discurso da marca B.O.B Bars Over Bottles durante a campanha #julhosemplastico no instagram. 2021. 65 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6924-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to understand how the discourse of the B.O.B. Bars Over Bottlers brand is constructed during the #julhosemplastico campaign. The analysis was performed from a cut of six posts of the campaign that took place on Instagram. To carry out the work we rely on notions and concepts of relevant authors to deal with the issues that are addressed as: the perspective of Rocha (2006) and Barbosa and Campbell (2006) to talk about consumption; Samara and Morsch (2005), Canclini (1995) to deal with conscious consumption; to talk about social networks Recuero (2008); to deal with brand we used Costa (2011), Wheeler (2008) and Neumeier (2008). The contributions of Fairclough (2001) were used for approaches on discourse and for the use of the methodology of Critical Discourse Analysis from three stages: textual analysis, discursive Practice and Social Practice. In addition, we complemented the methodology with the perspective of Dondis (1997), to account for the visual aspects present in the posts. With this work we can understand how the brand used the construction of the discourse on conscious consumption in the publications. Through the analysis we noticed that the brand has in its posts this concern with the environment, but in some cases we can analyze that it uses discourses to promote the brand and its products, it was possible to understand this through terms that went unnoticed, such as choice of words, construction of sentences, and arguments to justify the discourse adopted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectConsumption (Economics)pt_BR
dc.titleUma análise do discurso da marca B.O.B Bars Over Bottles durante a campanha #julhosemplastico no instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5610872940528991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, João Antônio Gomes-
dc.contributor.referee2Santor, Fernando Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal entender como é construído o discurso da marca B.O.B. Bars Over Bottlers durante a campanha #julhosemplastico. A análise foi realizada a partir de um recorte de seis postagens da campanha que ocorreu no Instagram. Para realizarmos o trabalho contamos com noções e conceitos de autores relevantes para tratarmos dos assuntos que são abordados como: a perspectiva de Rocha (2006) e Barbosa e Campbell (2006) para falarmos sobre consumo; Samara e Morsch (2005), Canclini (1995) para tratarmos de consumo consciente; para falar de redes sociais Recuero (2008); para tratarmos sobre marca utilizamos Costa (2011), Wheeler (2008) e Neumeier (2008). As contribuições de Fairclough (2001) foram utilizadas para abordagens sobre discurso e para a utilização da metodologia de Análise dos Discurso Crítica a partir de três etapas: análise textual, Prática discursiva e Prática Social. Além disso, complementamos a metodologia com a perspectiva de Dondis (1997), para dar conta dos aspectos visuais presentes nas postagens. Com esse trabalho podemos compreender como a marca utilizou a construção do discurso sobre consumo consciente nas publicações. Através das análises percebemos que marca possui em suas postagens essa preocupação com o meio ambiente, mas em alguns casos pode-se analisar que ela utiliza de discursos para promover a marca e seus produtos, foi possível entender isso através de termos que passavam despercebidos, como a escolha de palavras, construção de frases e argumentos para justificar o discurso adotado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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