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dc.contributor.advisor1Augusti, Alexandre Rossato-
dc.creatorOliveira, Vitória Farinha de-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:39:45Z-
dc.date.available2022-03-31T17:39:45Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vitória Farinha de. A construção da imagem feminina no cinema hollywoodiano: uma análise do filme Aves de rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosa. 2022. 67 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6920-
dc.description.abstractUnderstanding cinema as a strong social agent, we propose, with this work, to discuss the construction of gender applied to the fictional character Arlequina, in the film Birds of Prey: Arlequina and her Fantabulous Emancipation (Cathy Yan, 2020). To do so, we intend to analyze how the sociocultural imaginary develops about the female image, from the concepts of Masculine Domination, by Bourdieu (1995); The Second Sex, by Beauvoir (2016); and Imaginary, by Durand (2002). Subsequently, the trajectory of the roles assigned to women in Hollywood cinema will be analyzed, as well as the superhero genre and its relevance to the contemporary scene. After all, we consider that there are few studies on how the image of women was and continues to be constructed in the cinema and, furthermore, few questions about the subjectivities of each production. To emphasize the character, the research seeks to explore the process of creation, canonization, and its transposition in the cinema. The methodology will be based on the analytical proposals of Jacques Aumont and Michel Marie, Diane Rose, and Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété. One of the results of the analysis points out, therefore that although female equality has not yet been fully achieved in Hollywood cinema, the object of research demonstrates that there are substantial evolutions about the representation of contemporary women.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero no cinemapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectGender identity in motion picturespt_BR
dc.titleA construção da imagem feminina no cinema hollywoodiano: uma análise do filme Aves de rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8268018037400111pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894082436739953pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Sara Alves-
dc.contributor.referee2Rocha, Marcelo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoCompreendendo o cinema como forte agente social, propomos, com este trabalho, discutir a construção de gênero aplicada a personagem fictícia Arlequina, no filme Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (Cathy Yan, 2020). Para isso, pretendemos analisar a forma como o imaginário sociocultural se desenvolve acerca da imagem feminina, a partir dos conceitos de Dominação Masculina, de Bourdieu (1995); O Segundo Sexo, de Beauvoir (2016); e de Imaginário, de Durand (2002). Posteriormente, a trajetória dos papéis destinados às mulheres no cinema hollywoodiano será analisada, assim como o gênero de super-heróis e a sua relevância para o cenário contemporâneo. Afinal, consideramos que há poucos estudos sobre a forma como a imagem da mulher foi e segue sendo construída no cinema e, além disso, poucos questionamentos acerca das subjetividades de cada produção. Para enfatizar a personagem, a pesquisa busca explorar o processo de criação, canonização e sua transposição no cinema. A metodologia terá como base as propostas analíticas de Jacques Aumont e Michel Marie, de Diane Rose e de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. Um dos resultados da análise aponta, portanto, que apesar da igualdade feminina ainda não ter sido alcançada por completo no cinema hollywoodiano, o objeto de pesquisa demonstra que há evoluções substanciais acerca da representação da mulher contemporânea.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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