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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guindani, Yáscara Michele Neves Koga-
dc.creatorRibeiro, Mitiele Spindola-
dc.date.accessioned2022-03-23T21:15:13Z-
dc.date.available2022-03-23T21:15:13Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Mitiele Spindola. Trabalho docente: análise de indicadores educacionais na cidade de São Borja. 2021. 79 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6886-
dc.description.abstractThe teaching work progressively suffers from the social, economical, and political impacts generated by the transformations that have occurred in society, and these repercussions often intensify the worsening of conditions of the teachers' work. Considering this scenario, the present research has as its thematic the state of the teaching work in the city of São Borja. The study aims to analyze the conditions of the teaching work in the municipality, contextualizing the municipal scenario to the process of worsening of the teaching work in Brazilian basic education. Starting from the reality of the teachers in São Borja, the present research also aims to outline the profile of the teachers in the city in order to understand how the teaching staff acts in the most diverse educational spaces. The contextualization and discussion have as theoretical foundation the works of Charlot (2013), Nóvoa (1999), Saviani (2013), Gentili (1996), Esteve (2002), Bourdieu (1998), Perrenoud (2001), Gatti (2010), Imbérnon (2000), among others. For the methodology, quantitative research was used, employing the technique of analysis of educational indicators, specifically the indicator of teaching effort prepared by INEP (2020). Regarding the results, we found that most teachers work in more than one educational institution and more than one shift, having an average of 50 to 400 students. We also found that among the states that participated in the survey, São Paulo had the lowest level of teaching effort. Regarding the schools in São Borja, the Instituto Estadual Arneldo Matter showed the highest level of teaching effort for both stages of education. The schools located in the countryside of São Borja showed lower levels of teaching effort. No strong evidence was found that could affirm differences in teaching effort levels between central or peripheral schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Satisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectTeachers – Trainingpt_BR
dc.subjectTeachers - Job satisfactionpt_BR
dc.titleTrabalho docente: análise de indicadores educacionais na cidade de São Borjapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3555759145473366pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069656994720229pt_BR
dc.contributor.referee1Guindani, Evandro Ricardo-
dc.contributor.referee2Trevisol, Marcio Giusti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729712374385368pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO trabalho docente sofre progressivamente com os impactos sociais, econômicos e políticos gerados pelas transformações ocorridas na sociedade. E essas repercussões, muitas vezes, intensificam a precarização do trabalho do professorado. Considerando esse cenário, a presente pesquisa tem como temática a condição do trabalho docente na cidade de São Borja - RS. O estudo tem como objetivo analisar as condições do trabalho docente no município, contextualizando a conjuntura municipal ao processo da precarização do trabalho desses profissionais na educação básica brasileira. Partindo da realidade do professorado de São Borja, a presente pesquisa tem ainda como intuito delinear o perfil dos professores da cidade, para compreender como o corpo docente atua nos mais diversos espaços educacionais. A contextualização e discussão tem como fundamentação teórica as obras de Charlot (2013), Nóvoa (1999), Saviani (2013), Gentili (1996), Esteve (2002), Bourdieu (1998), Gatti (2010), Imbérnon (2000), entre outros. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa quantitativa, empregando a técnica de análise de indicadores educacionais, especificamente, o indicador de esforço docente elaborado pelo INEP (2020). Em relação aos resultados, constatou-se que a maior parte dos docentes atuam em mais de uma instituição de ensino e turno, tendo em média de 50 a 400 alunos. Verificouse também que, entre os estados que participaram da pesquisa, São Paulo apresentou o menor nível de esforço docente. Relativo às escolas do município de São Borja, verifica-se que o Instituto Estadual Arneldo Matter apresentou o maior nível de esforço docente, referente às duas etapas de ensino. As escolas localizadas no interior de São Borja apresentaram menores níveis de esforço docente. Não foram constatados fortes indícios que pudessem afirmar diferenças de nível de esforço entre escolas centrais ou periféricas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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