???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6874
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Melo, Amanda Meincke-
dc.creatorFreitas, Diovane da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-22T21:38:49Z-
dc.date.available2022-03-22T21:38:49Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationFREITAS, Diovane da Silva. Desenvolvimento de um software mobile com crianças em domínio educacional: uma perspectiva de engenharia de software. Orientadora: Amanda Meincke Melo. 2022. 130p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6874-
dc.description.abstractThe use of digital technologies has become indispensable in people's daily lives, including children. Although there are works in the literature reporting the involvement of this audience of users in the development of software for its use with the support of Participatory Design practices, these works do not make explicit some Software Engineering practices such as a focus on quality, processes, methods and tools. Participatory Design allows users to collaborate directly in the development of technologies for their use, bringing as benefits the quality of the final product from their perspective, a better acceptance of the generated product and the exchange of experiences. Software Engineering, on the other hand, guides software development in a systematic way with an emphasis on the quality of the final product. This work has the general objective of developing a mobile software involving the participation of children in the educational domain, based on the layered model proposed by Pressman and Maxim (2016). This work was carried out in a qualitative research approach, in an exploratory study format, integrating Participatory Design with Software Engineering in three stages: Introduction to Project and Research, Requirements Engineering and Iterative Development. Among the results obtained, we highlight the following: use of the layered model as a basis for the development stages of this work; the development and application of an approach with children to gather and validate requirements and product; the application of Participatory Design as a Software Engineering process for the development of mobile software for/with children in an educational environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDesign participativopt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSoftware - Developmentpt_BR
dc.subjectParticipatory designpt_BR
dc.subjectHuman computer interactionpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um software mobile com crianças em domínio educacional: uma perspectiva de engenharia de softwarept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA utilização de tecnologias digitais tornou-se indispensável no dia a dia das pessoas, inclusive de crianças. Apesar de existirem trabalhos na literatura relatando o envolvimento desse público de usuários no desenvolvimento de software para seu uso com apoio de práticas do Design Participativo, esses trabalhos não deixam explícitas algumas práticas da Engenharia de Software como foco na qualidade, processos, métodos e ferramentas. O Design Participativo oportuniza que os usuários colaborem de forma direta no desenvolvimento de tecnologias para seu uso, trazendo como benefícios a qualidade do produto final a partir da sua perspectiva, uma melhor aceitação do produto gerado e a troca de experiências. A Engenharia de Software, por outro lado, orienta o desenvolvimento de software de forma sistemática com ênfase na qualidade do produto final. Este trabalho tem como objetivo geral de desenvolver de um software mobile envolvendo a participação de crianças em domínio educacional, utilizando como base o modelo em camadas proposto por Pressman e Maxim (2016). Este trabalho foi conduzido em uma abordagem qualitativa de pesquisa, no formato de estudo exploratório, integrando o Design Participativo à Engenharia de Software em três etapas: Introdução ao Projeto e Pesquisa, Engenharia de Requisitos e Desenvolvimento Iterativo. Entre os resultados obtidos destacam-se: a adoção do modelo em camadas como referência para o desenvolvimento deste trabalho; o desenvolvimento e a aplicação de uma abordagem com crianças para levantamento e a validação de requisitos e de produto; a aplicação do Design Participativo como um processo de Engenharia de Software para o desenvolvimento de um software mobile para/com crianças em ambiente educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Diovane da Silva Freitas - 2022.pdf3.42 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???