???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6871
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marques, Maria do Socorro de Almeida Farias-
dc.creatorAnjos, Juliane Cabral dos-
dc.date.accessioned2022-03-21T19:43:04Z-
dc.date.available2022-03-21-
dc.date.available2022-03-21T19:43:04Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationANJOS, Juliane Cabral dos. Os campos de atuação social da BNCC a partir dos gêneros discursivos: produto educacional para as aulas de língua portuguesa do ensino médio. Orientadora: Maria do Socorro de Almeida Farias Marques. 2022. 99p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6871-
dc.description.abstractThis work aims to elaborate, discuss and analyze an educational product with didactic proposals that approach the discursive genres, for Portuguese Language classes in High School, from the perspective of the National Common Curicular Base. The proposal was developed with high school teachers as the target audience, since the pedagogical product presents suggestions for activities for Portuguese language classes in high school, using as a basis the five fields of social action of the BNCC and different discursive and multimodal genres. The fields of social action are organized into: field of personal life; artistic-literary field; field of study and research practices; journalistic-media field and field of action in public life. The theoretical framework that supports this Final paper is organized into: National Curricular Common Base (BNCC, 2018); Discursive Genres (BAKHTIN, 2006; GUIMARÃES, 2021) and Multimodality (KRESS AND VAN LEEUWEN, 2001; ROJO, 2014).The methodology used to organize the educational product involved three stages, namely: the bibliographic review; the elaboration of the educational product and product review and discussion. The analysis and discussion of the educational product will be developed according to the guidelines of the National Common Curricular Base for each field of social action, and also the product will be evaluated in line with enunciative-discursive guidelines for analysis of enunciative texts by (ACOSTA-PEREIRA, 2014). Through the development of this educational product it was possible to perceive numerous approach possibilities of discursive and multimodal genres, for the High School stage. Keywords: discursive genres; multimodality; BNCC; social action fields.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectDiscursive genrespt_BR
dc.titleOs campos de atuação social da BNCC a partir dos gêneros discursivos: produto educacional para as aulas de língua portuguesa do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo elaborar, discutir e analisar um produto educacional com propostas didáticas que abordam os gêneros discursivos, para aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. A proposta foi elaborada tendo como público-alvo professores do Ensino Médio, visto que, o produto pedagógico apresenta sugestões de atividades para as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, utilizando como base os cinco campos de atuação social da BNCC e diferentes gêneros discursivos e multimodais. Os campos de atuação social são organizados em: campo da vida pessoal; campo artístico-literário; campo das práticas de estudo e pesquisa; campo jornalístico-midiático e campo de atuação na vida pública. O referencial teórico que embasa este trabalho de conclusão de curso, está organizado em: Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018); Gêneros Discursivos (BAKHTIN, 2006; GUIMARÃES, 2021) e Multimodalidade (KRESS E VAN LEEUWEN, 2001; ROJO, 2014). A metodologia utilizada para a organização do produto educacional envolveu três etapas, sendo: a revisão bibliográfica; a elaboração do produto educacional, análise e discussão do produto. A análise e discussão do produto educacional será desenvolvida conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular, para cada campo de atuação social, e ainda o produto será avaliado em consonância com orientações enunciativas-discursivas para análise de textos-enunciativos de (ACOSTA-PEREIRA, 2014). Através do desenvolvimento deste produto educacional foi possível perceber inúmeras possibilidades de abordagem dos gêneros discursivos e multimodais para a etapa Ensino Médio. Palavras-chaves: gêneros discursivos; multimodalidade; BNCC; campos de atuação social.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Juliane Anjos_2022.pdf4.3 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???