???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6867
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Finger, Alice Fonseca-
dc.creatorDias, Bruna de Abreu-
dc.date.accessioned2022-03-21T18:11:08Z-
dc.date.available2022-03-21-
dc.date.available2022-03-21T18:11:08Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationDIAS, Bruna de Abreu; FINGER, Alice Fonseca; SILVA, Williamson Alison Freitas. Protótipo de aplicativo móvel para ensino e aprendizagem de tabela verdade. Orientadora: Alice Fonseca Finger. 2022. 18p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de software, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6867-
dc.description.abstractEducational software can be used as a strategy to facilitate teaching and learning, helping to understand the contents seen in class. Applications with Mathematical Logic content are available on the Google Play Store, but those that address the subject of truth tables do not present good usability, are difficult to understand, demand that the student already knows the content and does not have their language in Portuguese. To help students in the Mathematical Logic discipline, a prototype was developed for a truth table application with functional requirements listed in an evaluation with a Focus Group composed of professors, and others defined by the authors of this work. To evaluate the prototype, three metrics were used: System Usability Scale (SUS), Emo Cards and the Technology Acceptance Model (TAM), in order to measure ease of use, analyze users’ emotions after interaction with the interface and evaluate the acceptability of the prototype. As a result, the prototype has good utility, however, points for improvement, such as the colors used, were commented on. Keywords: Mathematical logic; Truth table; Teaching; Learning;pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectLógica simbólica e matemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectLogic, Symbolic and mathematicalpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleProtótipo de aplicativo móvel para ensino e aprendizagem de tabela verdadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Williamson Alison Freitas-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoSoftwares educacionais podem ser utilizados como estratégia para facilitar o ensino e aprendizagem, auxiliando no entendimento dos conteúdos vistos em aula. Aplicativos com conteúdos de Lógica Matemática estão disponíveis na Google Play Store, mas aqueles que abordam o assunto de tabela verdade não apresentam boa usabilidade, são de difícil entendimento, demandam que o aluno já saiba o conteúdo e não tem seu idioma em português. Para auxiliar discentes na disciplina de Lógica Matemática, foi desenvolvido um protótipo para um aplicativo para tabela verdade com requisitos funcionais elencados em uma avaliação com um Grupo Focal composto por docentes, e outros definidos pelos autores deste trabalho. Para avaliar o protótipo, foram utilizadas três métricas: System Usability Scale (SUS), Emo Cards e o Technology Acceptance Model (TAM), no intuito de medir a facilidade de uso, analisar as emoções dos usuários após interação com a interface e avaliar a aceitabilidade do protótipo. Como resultado, o protótipo possui boa utilidade, entretanto, foram comentados sobre pontos de melhoria, como as cores utilizadas. Palavras-chaves: Lógica Matemática; Tabela Verdade; Ensino; Aprendizagem;pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bruna_Dias_2022.pdf929.21 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???