???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6833
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Romio, Leugim Corteze-
dc.creatorTalhaferro, Maurício de Moura-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:32:02Z-
dc.date.available2018-03-01-
dc.date.available2022-03-04T18:32:02Z-
dc.date.issued2017-12-09-
dc.identifier.citationTALHAFERRO, Mauricio de Moura. Matemática financeira: uma análise de produções brasileiras dos últimos dez anos. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6833-
dc.description.abstractThis work presents a mapping of brazilian researches published in Mathematical Education journals in the last ten years, dealing with Financial Mathematics. In order to do so, we seek theoretical basis in the ideas contained in researches by authors such as Herminio (2008) and Schneider (2008), among others, also in what is found in proposals and current curricular guidelines, namely: “Parâmetros Curriculares Nacionais” - PCN and “Base Nacional Comum Curricular” - BNCC. Our methodological option is a qualitative research with a delineation of bibliographical research, with the analysis and interpretation of the data within the perspective of content analysis proposed by Bardin (1977). As a result, we could see that few studies were carried out with students of Basic Education, revealing the need for greater "attention" to researches that dedicate themselves to actions aimed at the teaching and learning of Financial Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática Financeira.pt_BR
dc.subjectEducação Matemática.pt_BR
dc.subjectMapeamento.pt_BR
dc.subjectFinancial Mathematics.pt_BR
dc.subjectMathematic Education.pt_BR
dc.subjectMapping.pt_BR
dc.titleMatemática Financeira: uma Análise de Produções Brasileiras dos Últimos Dez Anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624397505050787pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948008714853940pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.contributor.referee2Mariani, Rita de Cássia Pistóia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras, publicadas em periódicos de Educação Matemática nos últimos dez anos, que tratem de Matemática Financeira. Para tanto, buscamos fundamentação teórica nas ideias contidas em pesquisas de autores como Hermínio (2008) e Schneider (2008), dentre outros, também no que é identificado nas propostas e orientações curriculares vigentes, quais sejam: os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Nossa opção metodológica é de uma pesquisa qualitativa com delineamento de pesquisa bibliográfica, com a análise e a interpretação dos dados dentro da perspectiva de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Como resultado, pudemos constatar que poucos trabalhos foram desenvolvidos com estudantes da Educação Básica, revelando a necessidade de maior “atenção” a pesquisas que se dediquem a ações que visem o ensino e a aprendizagem da Matemática Financeira.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mat 2017 Mauricio de M Talhaferro.pdf679.62 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???