???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6820
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorStivanin, Verônica Pereira-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:26:47Z-
dc.date.available2017-03-01-
dc.date.available2022-03-04T18:26:47Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationSTIVANIN, Veronica Pereira. Diferentes interpretações do número racional: uma análise de livros didáticos. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6820-
dc.description.abstractThis work aims to analyze which interpretations of rational number are proposed in the collections of textbooks for elementary school. Therefore, it sought theoretical foundation in Lamon ideas, as different interpretations, the rational numbers and the theory of Semiotics Representation Registers, regarding the specifics of mathematics learning. The methodological assumptions adopted following the guidelines of qualitative research and document analysis. Also, we used to organize and analyze the data produced the steps of content analysis. The production data source are two collections of textbooks of mathematics of elementary school, chosen by teachers of a school in a municipality of the Border West of the state of Rio Grande do Sul. The analyzes support the conclusion that interpretation part-whole is more stressed, followed by multiplicative operator and less discussed is measured. Concerning operative invariants of rational numbers (equivalence and order), it appears that equivalence has priority over order. The operations with rational numbers, prioritizes the rules to the detriment of invariants (equivalence) and fundamental interpretations (eg, part-whole, multiplicative operator) essential for assigning meaning to the procedures performed. Regarding cognitive changes, it turns out that was given priority for numerical treatments and conversions prioritized one direction, ie the registration of the natural language for the number.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmeros Racionais.pt_BR
dc.subjectAnálise de Livros Didáticos.pt_BR
dc.subjectInterpretações.pt_BR
dc.subjectLamon.pt_BR
dc.subjectRegistros de Representação Semiótica.pt_BR
dc.subjectRational Numbers.pt_BR
dc.subjectAnalysis Textbook.pt_BR
dc.subjectInterpretations.pt_BR
dc.subjectLamon.pt_BR
dc.subjectSemiotics Representation Registers.pt_BR
dc.titleDiferentes Interpretações do Número Racional: uma Análise de Livros Didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938238945825291pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Romio, Leugim Corteze-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948008714853940pt_BR
dc.contributor.referee1Nehring, Cátia Maria-
dc.contributor.referee2Mariani, Rita de Cássia Pistóia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar quais interpretações do número racional estão propostas nas coleções de livros didáticos para o Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica nas ideias de Lamon, quanto as diferentes intepretações do número racional e na teoria dos Registros de Representação Semiótica, em relação, as especificidades da aprendizagem Matemática. Os pressupostos metodológicos adotados seguem as orientações da pesquisa qualitativa e da análise documental. Também, utilizou-se para organizar e analisar os dados produzidos as etapas da análise de conteúdo. A fonte de produção de dados são duas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental, escolhidas pelos professores de uma escola de um município da Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul. As análises realizadas permitem concluir que interpretação parte-todo é a mais enfatizada, seguida por operador multiplicativo e menos abordada é medida. Em relação aos invariantes operatórios do número racional (equivalência e ordem), constata-se que equivalência teve prioridade em relação a ordem. Quanto as operações com números racionais, prioriza-se as regras em detrimento aos invariantes (equivalência) e interpretações fundamentais (por exemplo, parte-todo, operador multiplicativo) essenciais para a atribuição de significado aos procedimentos realizados. No que tange as transformações cognitivas, verifica-se que foi dado prioridade para os tratamentos numéricos e as conversões priorizaram um único sentido, ou seja, do registro da língua natural para o numérico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mat 2016 Veronica P Stivanin.pdf2.08 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???