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dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Bento Selau da-
dc.creatorNunes, Shaiany Gonçalves da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-03T19:51:46Z-
dc.date.available2022-02-24-
dc.date.available2022-03-03T19:51:46Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationNUNES, Shaiany Gonçalves da Silva. A teoria do apego e suas possíveis contribuições para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. 150 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6768-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the understanding of a group of Early Childhood Education teachers, regarding the importance of an attitude based on sensitivity and availability for the construction of an attachment bond between teacher and students with Autism Spectrum Disorder (ASD), the from a pedagogical intervention of a formative nature. The theoretical framework that guided the research consisted of studies by authors with works linked to the themes of ASD (BOSA, 2020, 2014), attachment (BOWLBY, 1989) and Vygotski defectology (VYGOTSKI, 1997). Methodologically, the research was characterized as interventionist. The data collection instruments used to evaluate the intervention were: observation, interview and document analysis. The subjects participating in the research form 10 early childhood teachers from a public school for early childhood education in the city of Pelotas. The collected data were treated from the discursive textual analysis. The product of the analyzes carried out was a metatext that addresses two major categories: The disabled child in the Kindergarten School; Attachment and ASD. The results showed the need for continuing education, especially with regard to dealing with students with ASD, the meetings as moments of reflection for the teachers, who were able to think about their practices. The teachers were able to understand that their posture directly influences the student with ASD, especially with regard to the inclusion of this student. It was also possible to identify and understand what a posture based on sensitivity and availability is, as well as problematize how these postures can help in the construction of an attachment bond between teacher and student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectApegopt_BR
dc.subjectDefectologiapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder - ASDpt_BR
dc.subjectAttachmentpt_BR
dc.subjectDefectologypt_BR
dc.titleA teoria do apego e suas possíveis contribuições para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Bento Selau da-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee3Camargo, Síglia Pimentel-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a compreensão de um grupo de professoras da Educação Infantil, referente a uma postura pedagógica baseada na sensibilidade e disponibilidade para a construção de um vínculo de apego entre professor e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma intervenção pedagógica. O referencial teórico que orientou a pesquisa foi composto por estudos de autores com trabalhos vinculados às temáticas do TEA (BOSA, 2020, 2014), do apego (BOWLBY, 1989) e da defectologia de Vygotski (VYGOTSKI, 1997). Metodologicamente, a pesquisa foi caracterizada com intervencionista. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para avaliação da intervenção foram: observação, entrevista e análise documental. Os sujeitos participantes da pesquisa formam 10 professoras de Educação Infantil de uma escola Pública de Educação Infantil do município de Pelotas. Os dados coletados foram tratados a partir da análise textual discursiva. O produto das análises realizadas foi um metatexto que aborda duas grandes categorias: A criança com deficiência na escola de Educação Infantil; O Apego e o TEA. Os resultados apontaram a necessidade de formação continuada, principalmente no que se refere ao trato com alunos com TEA, os encontros como momentos de reflexão para as professoras, que puderam pensar acerca de suas práticas. As professoras conseguiram compreender, que sua postura influencia diretamente o aluno com TEA, principalmente no que se refere à inclusão desse aluno. Foi possível também identificar e entender o que é uma postura baseada na sensibilidade e disponibilidade, bem como problematizar como essas posturas podem auxiliar na construção de um vínculo de apego entre professor e aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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