???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/657
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.creatorBitencourt, Lílian Raquel Borba-
dc.date.accessioned2016-11-30T17:50:54Z-
dc.date.available2016-11-30T17:50:54Z-
dc.date.issued2015-11-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/657-
dc.description.abstractThis monograph presents a study on aspects of deaf identity and culture questioning deafness from the school context. This study is an interpretative and qualitative research and it is supported in studies of deafness, cultural aspects of deaf and linguistics, and applied linguistics. The research problem was formulated from the perception that the number of deaf students enrolled in High School in Bagé is small. To what extent identity and cultural issues interfere in this reality? This work aimed to analyze the speeches of deaf students regarding the way as they have had their identity and cultural construction process in the school community. Thus, we intend to understand, from the speech of deaf students, their teachers and interpreters, the difficulties that deaf people face to stay in school, to identify the necessary adaptations to their understanding and participation in the classroom and also understand the role of the Brazilian sign language interpreter in the process. As for methodology, we used semi-structured interviews with deaf students, videotaped in Brazilian sign language, Portuguese interviews with teachers and interpreters. The interviews were transcribed and used in qualitative analysis. Through the responses of the teachers it was possible to conclude that although they had the intention to practice an inclusive education, teaching experiences do not always occur fully, as there are communication difficulties between teachers and deaf students, lack of knowledge about deafness and methodological adaptations. Although limited, it should be considered that the data collected reflect some of the deaf student culture in High School in the city of Bagé, located in the interior of Rio Grande do Sul, Brazil. It should be noticed that this research intends to make a way for new research on the deaf in the county, and identifies aspects related to deaf culture that still need to be problematized. Therefore, this research aims to add to the discussions in the field of cultural education of the deaf, identities and educational policies.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDeaf cultureen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectLIBRASen
dc.titleOs surdos no ensino médio: aspectos culturais e identitáriospt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico apresenta um estudo sobre aspectos da identidade e cultura surdas problematizando a surdez a partir do contexto escolar. Configura-se como uma pesquisa qualitativa interpretativista e respalda-se em estudos sobre surdez, aspectos culturais dos surdos e linguística, e linguística aplicada. O problema de pesquisa se constituiu da percepção de que o número de alunos surdos matriculados no Ensino Médio em Bagé é pequeno. Em que medida questões identitárias e culturais interferem nessa realidade? Este trabalho teve como principal objetivo analisar os discursos dos alunos surdos em relação à forma como vem ocorrendo seu processo de construção identitária e cultural na comunidade escolar. Desse modo, pretendemos compreender, a partir do discurso de alunos surdos, seus professores e intérpretes, as dificuldades que os surdos encontram para permanecer na escola, identificar as adaptações necessárias para sua compreensão e participação em sala de aula e, ainda, compreender o papel do intérprete de língua de sinais nesse processo. Quanto à metodologia, utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com os alunos surdos, gravadas em vídeo em língua de sinais, entrevistas em português com os professores e intérpretes. As entrevistas foram transcritas e utilizadas na análise qualitativa dos dados. Por meio das respostas das professoras foi possível concluir que apesar delas terem a pretensão de praticar um ensino inclusivo, as experiências de ensino nem sempre ocorrem de forma plena, pois há dificuldades de comunicação entre professores e alunos surdos, falta de conhecimento sobre a surdez e adaptações metodológicas. Ainda que limitados, deve-se considerar que os dados levantados refletem um pouco da cultura do aluno surdo no Ensino Médio da cidade de Bagé, situada no interior do Rio Grande do sul. Salienta-se que esta pesquisa intenciona abrir caminho para novas pesquisas sobre os surdos no município, e identifica aspectos relacionados à cultura surda que ainda precisam ser problematizados. Portanto, esta pesquisa pretende somar-se às discussões no campo da educação cultural dos surdos, das identidades e políticas educacionais.-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação e Diversidade Cultural

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
lílian_final Especializacao.pdfMonografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito para obtenção do Título de especialista em Educação e Diversidade Cultural940.41 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons