???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/652
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.creatorRita, Thays Soares-
dc.date.accessioned2016-11-30T15:46:40Z-
dc.date.available2016-11-30T15:46:40Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/652-
dc.description.abstractDe acordo com documentos oficiais da Educação Básica é importante usar estratégias de ensino diferenciadas na sala de aula de química, as quais possam contribuir para a participação ativa dos alunos. Uma das estratégias de ensino que tem sido sinalizada é a abordagem de Estudo de Caso. A pesquisa aqui apresentada é do tipo Estado do Conhecimento que consiste na análise de publicações sobre um determinado assunto a uma única fonte, no caso desta pesquisa adotou-se os eventos da área de Ensino de Química. Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender como a abordagem Estudo de Caso está presente em pesquisas apresentadas em três eventos nacionais (Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, o Encontro Nacional de Ensino de Química) e um Regional (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química) no período de 2006 a 2015. Dentre os resultados obtidos destaca-se que a abordagem Estudo de Caso tem sido ampliada ao longo dos últimos anos. Foi possível perceber com a pesquisa que esta abordagem permite ao aluno desenvolver habilidades, como a participação ativa, o pensamento crítico, a argumentação, a resolução de problemas da nossa sociedade e a tomada de decisão. Além disso, outro aspecto importante a destacar é que o Estudo de Caso tem sido utilizado para a abordagem de temas. Diante dos resultados obtidos, apresenta-se um exercício teórico-prático que explora a estratégia de ensino Estudo de Caso no Ensino Médio Técnico em Agroindústria utilizando-se a temática aditivos químicos.pt_BR
dc.description.abstractAccording to official documents of Basic Education is important to use different teaching strategies in the chemistry classroom, which can contribute to the active participation of students. One of the teaching strategies that have been signed is the approach Study Case. The research presented here is the type of Knowledge State consisting of the publications analysis on a particular subject to a single source, in the case of this research It took the events of Chemistry Teaching area. Therefore, the objective of this work is to understand how the case study approach is present in research presented in three national events (Annual Meeting of the Brazilian Chemical Society, the National Meeting of Research in Science Education, the National Meeting of Chemistry Teaching) and Regional (Debate Meeting on the Teaching of Chemistry) from 2006 to 2015. Among the results is emphasized that the case study approach has been expanded over the past few years. It was revealed through research that this approach allows students to develop skills such as active participation, critical thinking, reasoning, problem-solving of our society and decision making. Also, another important aspect to highlight is that the Case Study has been used to address issues. Based on these results, we present a theoretical and practical exercise that explores the teaching strategy Case Study in School Technician Agribusiness using the theme chemical additives.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudo de Casopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectAditivos químicospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectEventos de ensino de químicapt_BR
dc.subjectChemistryen
dc.subjectCase studyen
dc.subjectChemical additivesen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectKnowledge stateen
dc.subjectEvents of chemistry teachingen
dc.titleEstado do conhecimento sobre estudo de caso no ensino de química: contribuições para um ensaio teórico-práticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.co-advisorVieira, Giulia D Avila-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC II Thays Rita versão final revisada.pdfTrabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) apresentado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Química4.73 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons