???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6516
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pedersen, Jaina Raqueli-
dc.creatorDaniel, Keli Cristiane-
dc.date.accessioned2022-01-27T23:07:43Z-
dc.date.available2022-01-27T23:07:43Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.citationDANIEL, Keli Cristiane. A escola no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. 2021. 29 p. Monografia (especialização) - Pós Graduação Latu Sensu em Políticas de atenção a crianças e adolescentes em situação de violência - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6516-
dc.description.abstractThe aim of this article is to highlight the role of the school in the process of confronting violence against children and adolescents. Historically analyzing the phenomenon of sexual violence against children and adolescents in the national and regional panorama, highlighting public policies aimed at combating sexual violence against children and adolescents at the local level and the role of schools in this process. It is known that the school environment goes beyond just learning the contents proposed by the curriculum. It is also a space for reproduction, from an early age, of discrimination and violence, considering different social markers, such as race, class, gender, sexuality, among others. It is from this understanding that reflections on transformative educational strategies are necessary and urgent to think about the contents, discussions, experiences and teaching practice in the classroom. These are fundamental questions that are directly linked to the experiences of and of students. This absence of talks about violence or about all types of violence against children and adolescents in the contents and textbooks highlights the weakness of our schools in dealing with this issue more directly. The flaws, in this context, still persist, and when they are mentioned, they are far from representing the plurality of classes, ethnicities, religions, generations, sexualities and identities, being either the representation of a pattern, or the exoticization of everything that is beyond it . The told version remains male, straight and white. And what is not so, is left aside without much importance. These discussions will be presented here in this article, bringing the contributions of several authors to support the proposed theme, and using bibliographical research to elucidate the questions suggested here.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrime sexualpt_BR
dc.subjectVítimas de abuso sexualpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSex crimept_BR
dc.subjectVictims of sexual abusept_BR
dc.titleA escola no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentespt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3705444755377823pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603615490605090pt_BR
dc.contributor.referee1Damascena, Monique Bronzoni-
dc.contributor.referee2Gamalho, Nola Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2560981381694082pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é evidenciar o papel da escola no processo de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Evidenciar as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da escola nesse processo. Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola, para perceber se este tema é abordado ou se é evidenciado nos projetos e atividades realizadas no educandário. Sabe-se que o ambiente da escola vai além do aprender somente os conteúdos propostos pela grade curricular. Ele também é um espaço de reprodução, desde muito cedo, de discriminações e violências, considerando-os diferentes marcadores sociais, como os de raça, classe, gênero, sexualidade, entre outros. É a partir desta compreensão que se fazem necessárias e urgentes as reflexões sobre estratégias educacionais transformadoras para pensar os conteúdos, as discussões, vivências e a prática docente em sala de aula. São questões fundamentais que estão diretamente ligadas às vivências das e dos estudantes. Essa ausência de falas sobre a violência ou sobre todos os tipos de violências contra crianças e adolescentes nos conteúdos e nos livros didáticos evidencia a fragilidade de nossas escolas em tratar esse assunto mais diretamente. As falhas, nesse contexto, ainda persistem, e quando são mencionados, estão longe de representar a pluralidade de classes, etnias, religiões, gerações, sexualidades e identidades, sendo ou a representação de um padrão, ou a exotização de tudo que foge a ele. A versão contada continua a ser masculina, heterossexual e branca. E o que não é assim, fica deixado de lado sem muita importância. Estas discussões serão apresentadas aqui neste artigo, trazendo as contribuições de vários autores para fundamentar o tema proposto, e utilizando da revisão bibliográfica para elucidar os questionamentos aqui sugeridos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Keli Cristiane Daniel 2021.pdf547.2 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???