???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6516
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pedersen, Jaina Raqueli | - |
dc.creator | Daniel, Keli Cristiane | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T23:07:43Z | - |
dc.date.available | 2022-01-27T23:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | DANIEL, Keli Cristiane. A escola no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. 2021. 29 p. Monografia (especialização) - Pós Graduação Latu Sensu em Políticas de atenção a crianças e adolescentes em situação de violência - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6516 | - |
dc.description.abstract | The aim of this article is to highlight the role of the school in the process of confronting violence against children and adolescents. Historically analyzing the phenomenon of sexual violence against children and adolescents in the national and regional panorama, highlighting public policies aimed at combating sexual violence against children and adolescents at the local level and the role of schools in this process. It is known that the school environment goes beyond just learning the contents proposed by the curriculum. It is also a space for reproduction, from an early age, of discrimination and violence, considering different social markers, such as race, class, gender, sexuality, among others. It is from this understanding that reflections on transformative educational strategies are necessary and urgent to think about the contents, discussions, experiences and teaching practice in the classroom. These are fundamental questions that are directly linked to the experiences of and of students. This absence of talks about violence or about all types of violence against children and adolescents in the contents and textbooks highlights the weakness of our schools in dealing with this issue more directly. The flaws, in this context, still persist, and when they are mentioned, they are far from representing the plurality of classes, ethnicities, religions, generations, sexualities and identities, being either the representation of a pattern, or the exoticization of everything that is beyond it . The told version remains male, straight and white. And what is not so, is left aside without much importance. These discussions will be presented here in this article, bringing the contributions of several authors to support the proposed theme, and using bibliographical research to elucidate the questions suggested here. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crime sexual | pt_BR |
dc.subject | Vítimas de abuso sexual | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Sex crime | pt_BR |
dc.subject | Victims of sexual abuse | pt_BR |
dc.title | A escola no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3705444755377823 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2603615490605090 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Damascena, Monique Bronzoni | - |
dc.contributor.referee2 | Gamalho, Nola Patrícia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4672432445245125 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2560981381694082 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é evidenciar o papel da escola no processo de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Evidenciar as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da escola nesse processo. Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola, para perceber se este tema é abordado ou se é evidenciado nos projetos e atividades realizadas no educandário. Sabe-se que o ambiente da escola vai além do aprender somente os conteúdos propostos pela grade curricular. Ele também é um espaço de reprodução, desde muito cedo, de discriminações e violências, considerando-os diferentes marcadores sociais, como os de raça, classe, gênero, sexualidade, entre outros. É a partir desta compreensão que se fazem necessárias e urgentes as reflexões sobre estratégias educacionais transformadoras para pensar os conteúdos, as discussões, vivências e a prática docente em sala de aula. São questões fundamentais que estão diretamente ligadas às vivências das e dos estudantes. Essa ausência de falas sobre a violência ou sobre todos os tipos de violências contra crianças e adolescentes nos conteúdos e nos livros didáticos evidencia a fragilidade de nossas escolas em tratar esse assunto mais diretamente. As falhas, nesse contexto, ainda persistem, e quando são mencionados, estão longe de representar a pluralidade de classes, etnias, religiões, gerações, sexualidades e identidades, sendo ou a representação de um padrão, ou a exotização de tudo que foge a ele. A versão contada continua a ser masculina, heterossexual e branca. E o que não é assim, fica deixado de lado sem muita importância. Estas discussões serão apresentadas aqui neste artigo, trazendo as contribuições de vários autores para fundamentar o tema proposto, e utilizando da revisão bibliográfica para elucidar os questionamentos aqui sugeridos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Keli Cristiane Daniel 2021.pdf | 547.2 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???