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dc.contributor.advisor1Rocha, Marcelo da Silva-
dc.creatorPaniagua, Rennes León Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-01-14T19:33:28Z-
dc.date.available2022-01-14T19:33:28Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationPANIAGUA, Rennes León Rodrigues. A configuração da narrativa fílmica e a produção de sentido: uma proposta de análise em Dunkirk (2017). 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6321-
dc.description.abstractThe movie industry is, besides entertainment, a producer of meaning, ideas and sensations, becoming a complex language in the eyes of the viewer. This monographic work aims to investigate the configuration of film narrative and the production of meaning in the movie Dunkirk (2017), written and directed by Christopher Nolan, through the semiotic matrix developed by Peirce (2003) and the concepts of Alberto Manguel (2000), about reading and interpreting images. Our analytical course is based on Diana Rose`s (2002) methodology, on the analysis of moving images, as well as Sara Feitosas`s (2016) methodology, with its typology of technical images in controlled fiction. In order to systematize our work in stages in expository and objective manner, we divided the course into units of analysis, verbal language (dialogues) and nonverbal language (sound and visual). In the middle of the established route, we had the opportunity to identify, in detail, representative visual and sound elements adduced in the film and their traces in the suggestion of possible readings of the narrative. Consequently, after performing the analysis, we realized how verbal and nonverbal languages configure the filmic narrative in Dunkirk (2017).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectFilme cinematográficopt_BR
dc.subjectComunicação de massa e linguagempt_BR
dc.subjectComunicação não-verbalpt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectFilm filmpt_BR
dc.titleA configuração da narrativa fílmica e a produção de sentido: uma proposta de análise em Dunkirk (2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490033401654525pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.contributor.referee1Augusti, Alexandre Rossato-
dc.contributor.referee2Feitosa, Sara Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894082436739953pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO cinema é, além de entretenimento, um produtor de sentido, de ideias e de sensações, tornando-se uma linguagem complexa aos olhos do espectador. O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal investigar a configuração da narrativa fílmica e a produção de sentido no filme Dunkirk (2017), escrito e dirigido por Christopher Nolan, através da matriz semiótica desenvolvida por Peirce (2003) e os conceitos de Alberto Manguel (2000), sobre leitura e interpretação de imagens. Nosso percurso analítico apoia-se na metodologia de Diana Rose (2002), sobre análise de imagens em movimento, e também na de Sara Feitosa (2016), com sua tipologia de imagens técnicas na ficção controlada. A fim de sistematizar nosso trabalho em etapas de forma expositiva e objetiva, dividimos o percurso em unidades de análise, linguagem verbal (diálogos) e linguagem não-verbal (sonoro e visual). Em meio o percurso estabelecido, tivemos a oportunidade de, detalhadamente, identificar elementos visuais e sonoros representativos aduzidos no filme e seus indícios na sugestão de possíveis leituras da narrativa. Consequentemente, após realizarmos a análise, percebemos como as linguagens verbais e não-verbais configuram a narrativa fílmica em Dunkirk (2017).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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Rennes León Rodrigues Paniagua 2019.pdf1.81 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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