???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6312
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Salbego, Juliana Zanini | - |
dc.creator | Bartolomé, Willian Jhonathan Dias Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-13T19:19:48Z | - |
dc.date.available | 2022-01-13T19:19:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | BARTOLOMÉ, Willian Jhonathan Dias Ferreira. Assisto, logo existo: a representação da identidade LGBT na trama do personagem Eric da série Sex Education, da Netflix. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6312 | - |
dc.description.abstract | This study seeks to propose discussions on the ways that marginalized groups are represented in the media. Working on the image of the LGBT identity, we seek as a general objective of this work to understand how the representation of the LGBT identity is built from the plot of the character Eric, from the Netflix series Sex Education. Therefore, discussions on themes such as identity, language and culture are proposed in texts by Hall (1997) and Woodward (2000). We also address concepts such as body, center and margin groups and their presence in the communications media, bringing terms such as compulsory heterosexuality, heteronormativity and cultural pedagogies, from Junqueira (2015), Colling (2015), Berté & Tourinho (2014), Kotler (2017) and Campos (2013). As methodological approach, we worked with the analysis of moving images from Rose (2002), along with the determination of three categories of analysis: clothing, performance and dialogues. It was possible to realize that the Sex Education’s plot forms itself into four stages, showing the phases of the construction of a subject's identity, as well as Eric's. We have also concluded that the plot, besides from being representative as a communicational content, also illustrates the importance of representation for providing identity reference to subjects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Minorias sexuais | pt_BR |
dc.subject | Representação (Psicanálise) | pt_BR |
dc.subject | Webséries | pt_BR |
dc.subject | Sex Education | pt_BR |
dc.subject | Identity (Psychology) | pt_BR |
dc.subject | Sexual minorities | pt_BR |
dc.title | Assisto, logo existo: a representação da identidade LGBT na trama do personagem Eric da série Sex Education, da Netflix | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4306529464731477 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1504569933099072 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Mérli Leal | - |
dc.contributor.referee2 | Andres, Fernanda Sagrilo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2911718771692454 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5502385894817223 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo busca propor discussões quanto às formas pelas quais grupos marginalizados são representados na mídia. Tomando como recorte a identidade LGBT, buscamos como objetivo geral deste trabalho compreender como é construída a representação da identidade LGBT, a partir da trama do personagem Eric, da série Sex Education da Netflix. Sendo assim, são propostas discussões temas como identidade, linguagem e cultura, em textos de Hall (1997) e Woodward (2000). Tratamos ainda de conceitos como corpo, grupos de centro e de margem e sua presença nos meios de comunicação, trazendo termos como heterossexualidade compulsória, heteronormatividade e pedagogias culturais, a partir de Junqueira (2015), Colling (2015), Berté & Tourinho (2014), Kotler (2017) e Campos (2013). Como percurso metodológico, trabalhamos com a análise de imagens em movimento a partir de Rose (2002), em conjunto com a determinação de três categorias de análise: figurino, atuação e diálogos. Foi possível perceber que a trama de Sex Education se constitui em quatro etapas, mostrando as fases da construção da identidade de um sujeito, assim como a de Eric. Concluímos também que a trama além de ser representativa enquanto conteúdo comunicacional, também ilustra a importância da representação para o fornecimento de referência identitária aos sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Publicidade e Propaganda |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Willian Jhonathan Dias Ferreira Bartolomé 2019.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???