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dc.contributor.advisor1Rego, Zila Letícia Goulart Pereira-
dc.creatorParo, Guilherme Henrique-
dc.date.accessioned2021-12-06T12:54:04Z-
dc.date.available2021-12-03-
dc.date.available2021-12-06T12:54:04Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationPARO, Guilherme Henrique. As vantagens de ser invisível : uma reflexão sobre a indústria cultural e leitura literária como experiência. 70 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6122-
dc.description.abstractThe present coursework has as objective to investigate Stephen Chbosky's novel The perks of being a wallflower, as a mass cultural product and to reflect to what extent the work can promote readings as an experience, in the light of Jorge Larrosa's proposal. This is a bibliographical research in which, primarily, it was sought to characterize the cultural industry from the concepts coined by Theodor W. Adorno, Max Horkheimer and Walter Benjamin, followed by a study to relativize the emptying of meanings of the work of art in mass culture defended by the Frankfurtians. Then, it was resorted to Mikhail Bakhtin's theory on the dialogical character of language, as well as to the studies of professor Marilena Chauí about the transforming and resistance appeal implied in this type of production. The specificities of literary reading and the type of experience it promotes were discussed based on studies by Jorge Larrosa, Roland Barthes and Eliana Yunes. After including the work in the panorama of contemporary youth adult literature, it was reflected on its relationship with the Brazilian publishing market and was sought to analyze its structure, narrative procedures and themes approached. Finally, The perks of being a wallflower was analyzed in the light of the theoretical assumptions , when it was possible to observe that the work has characteristics that identify it as a mass cultural product and that it allows a significant reading experience for the teenage reader, once it introduces them to a structure that renews the tradition of the epistolary novel, while experimenting dear themes to youth, such as the experience of death, sexual initiation, drugs use and the construction of identity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectLeitura como experiênciapt_BR
dc.subjectAs vantagens de ser invisívelpt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectYoung adult literaturept_BR
dc.subjectReading as an experiencept_BR
dc.subjectThe perks of being a wallflowerpt_BR
dc.titleAs vantagens de ser invisível : uma reflexão sobre a indústria cultural e leitura literária como experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rego, Zila Letícia Goulart Pereira-
dc.contributor.referee2Lazzaris, Fabiane-
dc.contributor.referee3Kelm, Miriam Denise-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o romance As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky, como um produto cultural de massa e refletir em que medida a obra pode promover leituras como experiência, à luz do que propõe Jorge Larrosa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que, primeiramente, procurou-se caracterizar indústria cultural a partir dos conceitos cunhados por Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin, seguido de um estudo para relativizar o esvaziamento de sentidos da obra de arte na cultura de massa defendido pelos frankfurtianos. Recorreu-se, então, à teoria de Mikhail Bakhtin sobre o caráter dialógico da linguagem, assim como aos estudos da professora Marilena Chauí. sobre o apelo transformador e de resistência implicado nesse tipo de produção. As especificidades da leitura literária e o tipo de experiência que promove foram discutidos a partir dos estudos de Jorge Larrosa, Roland Barthes e Eliana Yunes. Após inclusão da obra no panorama dos romances juvenis contemporâneos, refletiu-se sobre sua relação com o mercado editorial brasileiro e procurou-se analisar sua estrutura, procedimentos narrativos e temáticas abordadas. Finalmente, analisou-se As vantagens de ser invisível à luz dos pressupostos teóricos, quando foi possível observar que a obra possui características que a identificam como produto cultural de massa e que permite uma experiência de leitura significativa para o leitor adolescente, uma vez que o insere numa estrutura que renova a tradição do romance epistolar, ao mesmo tempo em que experimenta temas caros à juventude, como a vivência da morte, a iniciação sexual, o uso de drogas e a construção da identidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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