Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/611
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Amélia Rota Borges de-
dc.creatorMachado, Jaqueline Dos Santos Gomes-
dc.date.accessioned2016-10-20T17:08:50Z-
dc.date.available2016-10-20T17:08:50Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/611-
dc.description.abstractThe visual impairment is a barrier in the field of vision determined by two groups of disability: blindness and low vision. Different educational resources promote the process of education of the students with these special needs, such as, for example, tactile materials and synesthetic. The paper proposes, from the identification of aspects that encourage or hinder the education of scalar kinematics for a student with low vision, the construction of alternative resources to education. These features have been built and evaluated through a survey of the teaching intervention type. The product of this work was a guide for the teacher guidelines on aspects to be considered in the production of materials for students with low vision, as well as a didactic sequence using accessibility features.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectRecursos alternativospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectTeaching scienceen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectAlternative resourcesen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectAccessibilityen
dc.titleAlternativas pedagógicas para o ensino de alunos com baixa visão: o ensino de cinemática escalarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
dc.description.resumoA deficiência visual é uma barreira no campo da visão determinada por dois grupos de deficiência: cegueira e a baixa visão. Diferentes recursos educacionais favorecem o processo de escolarização dos alunos com estas necessidades especiais, como, por exemplo, materiais táteis e sinestésicos. O trabalho propõe, a partir da identificação de aspectos que favorecem ou dificultam o ensino de cinemática escalar para um aluno com baixa visão, a construção de recursos alternativos ao ensino. Estes recursos foram construídos e avaliados por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica. O produto deste trabalho foi um guia de orientações ao professor sobre aspectos a serem considerados na produção de materiais para alunos com baixa visão, além de uma sequência didática utilizando recursos de acessibilidade.-
dc.publisher.departmentCampus Bagé-
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons