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dc.contributor.advisor1Morais, Kátia Vieira-
dc.creatorFerreira, Franciéli de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-12-01T21:53:34Z-
dc.date.available2021-12-01-
dc.date.available2021-12-01T21:53:34Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationFERREIRA, Franciéli de Carvalho. Interculturalidade na sala de aula de língua inglesa: um estudo de caso. 62 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6107-
dc.description.abstractIn this study, we present and analyze the intercultural experiences during the teaching/learning process of North American young adults English Teaching Assistants and undergraduate Brazilian freshman of English as an additional language in 2019 in the program of Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas at Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé. We use a qualitative approach to develop the study collecting data through a biographic questionnaire, semi-structured interviews, and journals. We used the following subject areas to further understand the intercultural experiences: interculturality in the classroom, intercultural communication, and internationalization as a pedagogical innovation. We acknowledge Spencer-Oatey e Franklin (2009) thesis in which they forefront that any kind of intergroup interaction has intercultural potential due to the nature of social groups, which are also cultural. Interculturality in the classroom goes beyond the theoretical level, the analysis and the comparison, as it allows students to experience other languages and cultures, providing unique moments of social interaction, making the pedagogical practice innovative. We realized that initial strangeness was giving way to negotiation and acceptance by both parties involved in the interaction and that the proximity initiative by one of the parties seems to have favored the negotiation of the strangeness. The writing of journals as a tool of interaction with students allowed a greater proximity between ETAs and students. We emphasize that we believe in internationalization and interculturality as pedagogical innovation since we can perceive evidence of transformation in all those involved in the interaction, as Beraza (2008) points out.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectTeaching of englishpt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.titleInterculturalidade na sala de aula de língua inglesa: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Kátia Vieira-
dc.contributor.referee2Mota, Sara dos Santos-
dc.contributor.referee3Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNo presente estudo, apresentamos e analisamos as experiências interculturais durante o processo de ensino-aprendizagem por jovens norte americanos assistentes de ensino e estudantes universitários brasileiros aprendizes de inglês como língua adicional ocorridas durante o primeiro semestre do ano de 2019 no curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas literaturas da Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé. Este estudo se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa cujos instrumentos para obtenção dos dados utilizados foram: questionário biográfico, entrevistas semiestruturadas e diários. As temáticas abordadas para compreensão das experiências interculturais são: interculturalidade em sala de aula, comunicação intercultural e internacionalização como inovação pedagógica. Concordamos com Spencer-Oatey e Franklin (2009) os quais afirmam que qualquer tipo de interação intergrupal possui potencial intercultural, devido à natureza dos grupos sociais, os quais também são culturais. A interculturalidade em sala de aula ultrapassa o nível teórico, da análise e da comparação, posto que permite aos alunos o contato entre diferentes línguas e culturas, proporcionando momentos de interação social únicos e, portanto, inovadores no que tange à prática pedagógica. Percebemos que estranhamento inicial foi dando lugar à negociação e a aceitação por ambas as partes envolvidas na interação e que a iniciativa de proximidade por uma das partes parece ter favorecido a negociação do estranhamento. A escrita dos diários como ferramenta de interação com os alunos permitiu uma maior proximidade entre ETAs e alunos. Salientamos que acreditamos na internacionalização e interculturalidade como inovação pedagógica uma vez que podemos perceber evidências de transformação em todos os envolvidos na interação, conforme pontua Beraza (2008).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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